SetúbalUncategorized
Em Destaque

Oposição dentro do partido: André Pinotes diz que “haver 18 votos diferentes é uma coisa que não tem nenhuma novidade”

André Pinotes, presidente da Federação Distrital de Setúbal do PS aceitou a oposição feita por 17 membros do partido e diz que o consenso programático é de 100%.

No sábado passado, dia 12 de outubro, decorreu o XXI Congresso da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista (PS), onde cerca de 200 militantes socialistas votaram nas listas para o Colégio, o órgão jurisdicional e o de Controlo Económico e Financeiro do órgão distrital do Partido. Apesar de críticas ácidas ao comportamento do partido por parte de alguns militantes do Seixal, a votação obteve um resultado consensual.

André Pinotes Batista, presidente da Federação Distrital de Setúbal do PS, destacou a importância e o impacto dos resultados obtidos durante este congresso, afirmando que o resultado foi “muito expressivo, dentro daquilo que é normal nestes congressos“. Segundo Pinotes Batista, estes números estão em linha com os resultados das últimas edições do congresso. “Estamos a falar de um resultado na casa dos 90%, e portanto é evidentemente uma coisa muito expressiva“, sublinhou, referindo o elevado apoio às listas propostas.

O presidente da federação não se surpreendeu com o grupos de militantes que criticou o núcleo distrital, através de uma moção, e propôs uma lista alternativa: “Surpreendeu-me até pela positiva, porque nestes exercícios com mais de 250 pessoas, haver 18 votos diferentes é uma coisa que não tem nenhuma novidade“.

Pinotes Batista também fez questão de salientar que, mesmo havendo diferentes concepções dentro do partido, a aceitação das listas reflete a inclusão e o respeito pelas diversas visões ideológicas, geográficas e de experiência dos candidatos. “As listas foram construídas com respeito pelas diferentes expressões ideológicas, territoriais, de experiência, de funções, de plano autárquico e de plano nacional”, explicou.

O presidente da federação distrital socialista mostrou compreensão em relação à moção apresentada. “Houve uma moção, aprovada por unanimidade e por aclamação”, frisou André Pinotes Batista, sublinhando que, do ponto de vista programático, o congresso foi um sucesso absoluto: “Aquilo que se coloca é que nós temos uma parte programática das ideias, e aí foi mesmo 100%, foi mesmo aclamação entusiasmada“.

Medo e ElitismoAs críticas de 17 militantes do PS do Seixal
Apesar do aparente consenso dentro do Congresso, 17 militantes do núcleo socialista do Seixal criticaram fortemente a ação do grupo distrital. Os militantes, num comunicado enviado ao DD depois do Congresso e do discurso de André Batista, sugeriram a revisão e implementação de regulamentos de fiscalização, a criação de programas de formação e capacitação em ética e legalidade, a promoção de fóruns regulares de participação militante e denunciaram uma “cultura de medo” sentida dentro das esferas do partido, que afasta vozes dissidentes à maioria.

Embora tenha havido algumas divergências quanto à composição dos órgãos, Pinotes Batista garantiu que isso não causou nenhum problema. Apenas 7 lugares, num universo de cerca de 100, apresentaram alguma discordância, mas tal não terá afetado o espírito de união dentro do partido. “Aliás, eu tenho o meu respeito por esses camaradas, os proponentes, camaradas por quem eu tenho respeito”.

O XXI Congresso da Federação Distrital de Setúbal foi marcado por um ambiente de consenso.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito