Ondas de até 5 metros e neve na Serra da Estrela: Dez distritos sob alerta amarelo
A agitação marítima e a queda de neve colocam dez distritos de Portugal continental sob aviso amarelo esta segunda-feira, segundo o IPMA.

Prevê-se ondas de sudoeste entre 4 e 5 metros e queda de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, com impacto significativo na segurança e na mobilidade.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga permanecerão sob aviso amarelo até às 06:00 desta terça-feira, devido à agitação marítima intensa. Simultaneamente, os distritos da Guarda e Castelo Branco enfrentarão neve até às 18:00, com a quota a descer gradualmente para os 1.200 metros.
Nos Açores, a situação é igualmente preocupante. Um aviso laranja foi emitido para as ilhas das Flores e do Corvo devido à agitação marítima severa, com ondas que podem ultrapassar os 7 metros. Este alerta estará em vigor entre as 06:00 de terça-feira e a meia-noite de quarta-feira. Para o mesmo grupo, vigora ainda um aviso amarelo por chuva forte e trovoadas, estendendo-se até às 12:00 de terça-feira.
Os grupos central e oriental dos Açores (São Jorge, Faial, Pico, Graciosa, Terceira, São Miguel e Santa Maria) também não escapam ao mau tempo. O IPMA emitiu avisos amarelos para estes grupos devido à chuva intensa e ventos fortes, com rajadas significativas esperadas entre as 06:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira.
Os alertas meteorológicos refletem o impacto crescente das condições extremas nas regiões costeiras e montanhosas do país. O IPMA relembra que os avisos laranja indicam risco meteorológico moderado a elevado, enquanto os avisos amarelos apontam perigo para atividades dependentes das condições climáticas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito






