Onda de calor anuncia verão escaldante com temperaturas recorde
Portugal enfrentará uma onda de calor na próxima semana, com temperaturas que podem chegar a 40 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma significativa onda de calor para Portugal na próxima semana. Após um período de céu nublado e chuva, o sol retorna com força na próxima quinta-feira, trazendo temperaturas superiores a 30 graus na maioria do país. As regiões do Alentejo devem enfrentar os picos mais altos, atingindo até 40 graus.
O solstício de verão, que ocorrerá já amanhã, quinta-feira, marca o início desta subida de temperaturas. O continente está atualmente sob a influência de uma depressão em altitude, responsável por períodos de chuva intensa. No entanto, a mudança climática é atribuída à deslocação do anticiclone dos Açores, que se expandirá pela península Ibérica, promovendo um fluxo de ar seco e sem precipitação.
Na segunda-feira, Reguengos de Monsaraz poderá ver os termómetros marcarem 39 graus, com Elvas atingindo a mesma temperatura no dia seguinte. O Algarve também espera temperaturas superiores a 30 graus, com a água do mar no Sotavento variando entre 19 e 20 graus. Nas restantes áreas costeiras, o vento nortada acompanhará a chegada do calor intenso.
Esta previsão de temperaturas elevadas destaca a necessidade de cuidados redobrados com a saúde e a hidratação, especialmente nas regiões mais afetadas. As autoridades recomendam evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior calor e manter-se hidratado.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito