AtualidadeMundoSociedade

Olhe para o céu: há um asteróide a “roçar” a Terra

Um asteróide com o dobro do tamanho do Empire State Building, ou seja, com 1 km de largura, aproxima-se da Terra a uma velocidade de 76.000 km/h mil quilómetros por hora.

Na próxima terça-feira, 18 de janeiro, este corpo celeste – chamado de Asteróide 7482 (1994 PC1) – irá passar o mais perto da Terra nos próximos 200 anos.

Obviamente que, em termos astronómicos, a proximidade é muito relativa. O asteróide passará a 1,9 milhões de quilómetros da Terra, uma distância “perfeitamente segura”, segundo a NASA.

Na noite de dia 18 e na madrugada de dia 19, este “visitante” poderá ser observado através de um telescópio comum, sendo visto como um pequeno ponto de luz.

Estatisticamente, asteróides com estas dimensões colidem com a Terra a cada 600 mil anos, por isso o 7482 (1994 PC1) está classificado como “potencialmente perigoso”.

No entanto, a matemática não engana: não há qualquer evidência de risco de que este corpo rochoso possa atingir o nosso planeta.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito