Atualidade

Oito cidadãos estrangeiros detidos por assaltos a turistas em Lisboa em operação internacional

Os oito detidos já são conhecidos das autoridades

A Polícia de Segurança Pública, através de equipas conjuntas da PSP – Comando Metropolitano de Lisboa e das Polícias de Stadtpolizei Zürich, Polizei München e Polizei Berlin, deteve, entre 9 e 13 de junho deste ano, nas zonas da Baixa Pombalina e de Belém, em Lisboa, oito indivíduos, oriundos de Leste Europeu e Norte de África, por suspeita da prática de crime de furto qualificado e de roubo com recurso a arma branca.

Os suspeitos, com vasto histórico criminal, aproveitam o grande fluxo de turistas para praticar furtos, e o grupo actuava de forma concertada, selecionando as vítimas que visitavam e passeavam por Lisboa, seguindo-as, furtando-lhes os seus artigos astuciosamente, sem que estas se apercebessem, e noutros casos, chegaram a usar armas brancas para realizarem os assaltos.

Estas detenções foram efetuadas por uma equipa especialmente criada para combate a estes fenómenos itinerantes, a qual, nesta altura do ano conta com o reforço de polícias especializados neste tipo de criminalidade, opera no âmbito de ferramentas de cooperação policial internacional.

Conforme a nota divulgada pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, «este intercâmbio ocorre já há algum tempo e tem-se materializado no reforço do policiamento a eventos, quer por parte da PSP em outras cidades europeias, quer por parte destes polícias em Lisboa (como por exemplo durante a JMJ e agora durante os Santos Populares). Neste caso em concreto trata-se de um programa de cooperação internacional financiado pela Europol ao abrigo do Projecto Empact ISF Lumen, coordenado pelo Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito