AtualidadeDistrito de Lisboa

Oeiras | Município tem promovido projeto referente à biodiversidade

Oeiras tem vindo a promover a biodiversidade através de um projeto em colaboração com cientistas da Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, da BioDiversity4All e um especialista em abelhas silvestres.

De acordo com o município, este projeto, intitulado ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, tem decorrido na Quinta do Marquês de Pombal desde maio de 2021.

Com o objetivo de contribuir para o Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, o projeto, que recebeu um financiamento de 217.215,40 euros do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), tem permitido a recolha de informações sobre a biodiversidade da Quinta, assim como a criação de um prado visitável de quatro hectares, que é um hotspot para polinizadores e um laboratório ao ar livre para cidadãos e crianças em idade escolar.

Especialistas em insetos, abelhas silvestres, aves, morcegos, anfíbios e répteis acompanham as ações de sensibilização ambiental no prado e na Quinta, onde se realizam ações de observação da biodiversidade, que são frequentemente abertas à participação de pessoas de vários concelhos.

Além disso, há ações de plantação de plantas autóctones amigas dos polinizadores e de erradicação de plantas invasoras, que contam com a participação dos cidadãos.

No próximo dia 28 de abril de 2023, será realizada a apresentação pública dos resultados de dois anos de projeto, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras, às 10h00.

Este projeto é um exemplo de como a colaboração entre cidadãos, escolas, cientistas e instituições pode contribuir para a promoção da biodiversidade e para a sensibilização da população para questões ambienta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito