DestaquePalmela

Octávio Machado recebe Medalha de Honra do Concelho de Palmela em dia de homenagens

Decorreu hoje a cerimónia de entrega das Condecorações Municipais que assinala o Dia do Concelho de Palmela

O Cine-Teatro S. João recebeu na tarde desta quinta-feira, 1 de Junho, a cerimónia de entrega das Condecorações Municipais, que assinala o Dia do Concelho de Palmela, cerimónia que o Diário do Distrito acompanhou em directo.

A data foi assinalada com várias iniciativas, incluindo a inauguração do novo busto de Joaquim José de Carvalho, (que foi furtado e várias actividades no Castelo.

®FOTO_Rafael Lima/DI

José Carlos de Sousa, presidente da Assembleia Municipal de Palmela, endereçou “umas palavras de grande apreço aos agraciados. Galardoar é reconhecer, mas é essencialmente homenagear. Embora esta seja uma homenagem simples, mas sentida”.

Descreveu depois as várias condecorações concedidas pela autarquia, “a pessoas e entidades escolhidas entre Junho de 2022 e Maio de 2023, e na nossa pesquisa encontrámos 46 nomes merecedores desta homenagem, cuja lista foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal.

Alguns dirão que deviam ser outros, da nossa parte consideramos que se trata de uma lista equilibrada e que tentámos que fosse mais reduzida que em anos anteriores, de forma a enaltecer realmente os que se destacaram ao serviço do concelho de Palmela.”

Destacou depois a personalidade que este ano recebe a Medalha de Honra do Concelho, Octávio Machado, figura proeminente do desporto nacional, e natural de Palmela, actualmente presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Palmela, além de empresário agrícola.

O eleito deixou ainda um desafio à população: “que nos ajudem a encontrar quem possa vir a merecer esta distinção em futuras edições das Condecorações”.

®FOTO_Rafael Lima/DI

Foram homenageados com a Medalha Municipal de Mérito (Graus Ouro, Prata e Cobre) mais de quatro dezenas de personalidades e entidades do concelho, e 45 trabalhadores da autarquia receberam as Medalhas Municipais de Serviço Prestado e de Dedicação.

“Este é um dia de enorme simbolismo, e a todos os que aqui estão, agradeço a presença, porque é feriado municipal e Dia Mundial da Criança, mas escolherem estar aqui nesta homenagem, é também um acto de cidadania”, referiu Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela.

“Hoje homenageamos um conjunto de personalidades do concelho com reconhecido impacto positivo no concelho; fazemos um tributo aos trabalhadores municipais e entregamos ainda a Medalha de Honra a um cidadão com pródiga carreira desportiva, no movimento associativo e na política autárquica, conhecido a nível nacional como ‘O Palmelão’.”

Para Álvaro Amaro, “é importante voltar ao convívio, e Palmela tem uma extensa agenda. Mas hoje aqui assinala-se o Dia dos Cinco Dedos da nossa mão.”

Frisou depois que “este é um ano de números redondos para comemorar: descoberta da ocupação milenar nas cordilheiras da Arrábida, uma história que está patente no Espaço Cidadão; os 700 anos de elevação de Palmela a Vila por D. Dinis; os 600 anos do início da construção do Convento da Ordem de Santiago; os 95 de elevação de Pinhal Novo a freguesia; e ainda os 35 anos de elevação de Pinhal Novo a Vila.

Conhecer e celebrar a nossa história é essencial para continuar a crescer com bons alicerces.”

No seu discurso, Álvaro Amaro elogiou ainda gestão do seu actual mandato e “a amplitude do trabalho do município”.

®FOTO_Rafael Lima/DI


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito