Destaque

‘Obviamente, apresentei a minha demissão ao senhor Presidente da República’

O primeiro-ministro António Costa está a ser alvo de um processo autónomo da Procuradoria-Geral da República e dirigiu-se ao início da tarde desta terça-feira aos portugueses.

«Fui surpreendido com a noticia de que irá ser instaurado um processo-crime contra mim. Estou totalmente disponível para colaborar com a Justiça para  apurar toda a verdade, seja sobre que matéria for.

Quero dizer que não me pesa na consciência a prática de qualquer acto ilícito ou censurável. Confio totalmente na Justiça e no seu funcionamento, a Justiça que servi ao logo de toda a minha vida.

É porém meu entendimento que a dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição de suspeita.

Por isso, obviamente, apresentei a minha demissão ao senhor Presidente da República.»

Visivelmente emocionado, António Costa deixou vários agradecimentos, incluindo à sua esposa «que me acompanhou durante estes quase oito anos de governação».

A decisão de António Costa surge no dia em que as autoridades procederam a buscas na residência oficial de diversos ministros, num processo sobre negócios de exploração de lítio e do hidrogénio, que envolve o ministro João Galamba e Duarte Cordeiro.

Também estão implicados o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o empresário Diogo Lacerda Machado, considerado como ‘o melhor amigo’ do primeiro-ministro.

No âmbito deste processo foram feitas cinco detenções, e entre os detidos está o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, e o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já esteve com António Costa, depois do início destas buscas, bem como Lucília Gago, a procuradora-geral da República, que também foi ao Palácio de Belém.

Tendo em conta a escala do caso, Marcelo Rebelo de Sousa deverá avaliar ainda hoje se o Governo continua em funções, ou se dissolve já a Assembleia da República.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

8 Comentários

  1. E o Presidente da República e a propósito das cunhas que custaram aos Portugueses a módica quantia de 4 milhões de € gastos com a meninas Brasileiras, também devia neste caso pedir a demissão a quem de direito. Enfim e isto é o que se vai sabendo.

    1. Maria Da Graça Preto pois esse também está com o rabo entalado e como já foi divulgado nem á registo de entrada no hospital

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *