Obra do novo Posto da GNR no Poceirão aguarda decisão do Tribunal de Contas
A construção do novo Posto Territorial da GNR no Poceirão está em suspenso à espera da avaliação do Tribunal de Contas. A Câmara Municipal de Palmela avançou com o processo, mesmo sem resposta do Governo, considerando a importância da obra para a segurança pública.

A empreitada do novo Posto Territorial da GNR no Poceirão aguarda o visto do Tribunal de Contas, após a Câmara Municipal de Palmela ter formalizado a contratação com a empresa adjudicatária. Apesar da ausência de uma resposta formal por parte do Ministério da Administração Interna, que foi insistentemente solicitada desde maio de 2024, a autarquia optou por avançar, considerando o elevado interesse público da infraestrutura.
A decisão do município foi sustentada pela publicação, em dezembro, da Portaria de Extensão de Encargos pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e pelo Gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna. Esta medida abriu caminho para o avanço da construção do novo posto, considerado essencial para reforçar a segurança da região.
O tema foi abordado na reunião pública do Executivo Municipal a 5 de fevereiro, onde o Presidente da Câmara de Palmela fez um ponto de situação sobre a segurança no concelho. O encontro contou com a presença do novo Comandante do Destacamento Territorial de Setúbal da GNR, e a necessidade de reforço do efetivo policial na região foi um dos assuntos centrais, tendo já sido objeto de uma moção aprovada na última reunião pública de 2024.
O Tribunal de Contas confirmou que o processo apenas deu entrada a 4 de fevereiro, pelo que a sua análise está agora em curso. A aprovação deste visto é fundamental para a obra poder avançar sem entraves, garantindo melhores condições para os militares da GNR e um reforço da segurança da população.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito