O segredo das Ordens Militares que juntou mais de 100 pessoas em Palmela
Mais de uma centena de pessoas reuniu-se em Palmela para descobrir os bastidores históricos e políticos das Ordens Militares entre os séculos XVII e XIX.

Palmela voltou a afirmar-se como epicentro nacional da investigação sobre Ordens Militares, ao receber, nos dias 21 e 22 de março, a 20.ª edição do Curso sobre Ordens Militares, dedicado ao tema “Dinâmicas Políticas e Ordens Militares (Séculos XVII-XIX)”. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre professores, estudantes, técnicos de turismo e cidadãos com interesse pela história nacional.
Organizado pela Câmara Municipal de Palmela, através do GEsOS — Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, e com coordenação científica da Professora Doutora Fernanda Olival, o curso foi também apoiado pelo CIDEHUS — Universidade de Évora. O objetivo passou por dar a conhecer o papel estratégico e a evolução política e socioeconómica das Ordens Militares num dos períodos menos explorados pela historiografia tradicional.
No primeiro dia, a Biblioteca Municipal de Palmela foi palco de sessões teóricas dinamizadas por especialistas de várias universidades portuguesas, que abordaram temas como a história política, económica, social e artística deste período. No segundo dia, os participantes seguiram para uma visita de estudo ao Paço Ducal de Vila Viçosa, encerrando a formação com uma componente prática e experiencial.
Palmela, que foi sede da Ordem de Santiago até ao século XIX, mantém uma ligação profunda a este património. Segundo Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, esta iniciativa integra-se num conjunto de ações que visam “estimular a investigação científica sobre Ordens Militares e valorizar o seu legado histórico e cultural”. Sublinhou ainda que o elevado número de inscrições demonstra um crescente interesse do público por esta cronologia específica.
A Professora Doutora Fernanda Olival destacou a relevância da cooperação entre a academia e o município, sublinhando que Palmela tem sido “exemplar na valorização do património das Ordens Militares”. Para a investigadora e diretora do CIDEHUS, estas instituições são chave para entender a organização das sociedades portuguesas nos séculos XVII a XIX.
Este curso inscreve-se também no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade, reforçando o papel de Palmela enquanto território de conhecimento e investigação histórica.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito