O primeiro automóvel em Portugal inspira exposição histórica em Grândola
Grândola celebra a chegada do primeiro automóvel a Portugal com uma exposição histórica e documental, destacando a memória cultural e social do concelho.
Grândola abre as portas para a história no próximo sábado, com a inauguração da exposição e mostra documental “Um tempo de passagem: memórias da passagem em Grândola do primeiro automóvel em Portugal”, na Biblioteca e Arquivo Municipal. O evento, que mergulha na memória da chegada do icónico ‘Panhard et Levassor’, adquirido em Paris em 1895 pelo quarto conde de Avillez, promete atrair apaixonados por cultura, história e automóveis.
A exposição, assinada pelo artista plástico D’Assis Cordeiro, inclui um conjunto de pinturas alusivas à chegada do primeiro automóvel a Santiago do Cacém, com passagem por Grândola, há quase 130 anos. Os visitantes poderão explorar não apenas as obras do artista, mas também um estudo documental que revela aspetos da vida social, económica e política de Grândola daquela época.
O município destaca que a mostra é fruto de uma investigação aprofundada sobre o contexto político e social do concelho no final do século XIX. “Este trabalho permitiu desvendar informações valiosas sobre a história e o património locais”, afirmou a Câmara Municipal de Grândola em comunicado.
D’Assis Cordeiro, nascido em Moçambique em 1963, é reconhecido pelo seu contributo ao mundo das artes, tendo realizado cerca de 40 exposições individuais e recebido prémios de prestígio, incluindo a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Cascais.
A exposição estará aberta ao público gratuitamente até 8 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00. Esta iniciativa não só celebra a memória de um marco histórico, mas também posiciona Grândola como um ponto de encontro entre passado e presente.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Segundo julgo saber pertencia ao meu tetra avô Romana.
https://diariodistrito.sapo.pt/o-primeiro-automovel-em-portugal-inspira-exposicao-historica-em-grandola/?fsp_sid=5172