CUF
Opinião

O PCP, apesar de ser português, não deixa de ser comunista

Pedro Guerreiro Cavaco, Advogado, presidente do Conselho de Jurisdição Distrital em Setúbal do Partido Chega

Há coisas que o PCP faz questão de nos lembrar: a ideologia vem sempre primeiro. Até perante a morte.

Morreu Pavlo Sadokha, presidente de longa data da Associação dos Ucranianos em Portugal. Uma figura profundamente ligada à comunidade ucraniana no nosso país e que, desde 2010, presidia à associação que representa essa comunidade. Foi também distinguido, em 2017, pelo Presidente da Ucrânia com a Ordem de Mérito.

Na Assembleia Municipal de Lisboa foi apresentado um voto de pesar pela sua morte.

O PCP votou contra. Sim, votou contra um voto de pesar pela morte de um homem.

Sempre aprendi que, num voto de pesar, vota-se sempre a favor. Mesmo que a pessoa em causa tenha estado nos antípodas do que penso e sou. 

A explicação dos comunistas é conhecida: acusam Sadokha de ter enaltecido “colaboradores com o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial”, bem como de apoiar forças de extrema-direita e posições que, na interpretação do PCP, seriam incompatíveis com a defesa da paz, da liberdade e da democracia.

E aqui começa a parte verdadeiramente interessante.

Porque, aparentemente, até para morrer é preciso passar pelo crivo da ortodoxia comunista.

Pode haver uma pessoa, uma comunidade, uma vida inteira de intervenção cívica. Pode haver uma família a fazer o seu luto. Pode haver cidadãos que entendam que a morte de alguém merece, independentemente das divergências políticas, uma palavra de respeito.

Mas nada disso parece suficiente quando a pessoa em causa não cabe na cartilha.

E é particularmente curioso assistir a isto vindo do PCP.

O partido que gosta tanto de dar lições sobre fascismo, democracia, liberdade e direitos humanos continua a carregar consigo uma ideologia que, historicamente, esteve associada a regimes responsáveis por repressão política, perseguições, deportações, prisões e milhões de vítimas.

Mas esses mortos, pelos vistos, são diferentes.

Porque há uma extraordinária elasticidade moral quando a História é contada a partir do lado certo da trincheira ideológica.

E o PCP, apesar de ser português, não deixa de ser comunista.

É precisamente aí que está o problema.

Não é preciso concordar com Pavlo Sadokha. Não é preciso concordar com todas as suas posições. Não é sequer preciso ignorar as acusações que o PCP lhe dirige.

Mas uma coisa é discordar de alguém.

Outra, bastante diferente, é considerar que essa discordância justifica negar até um gesto institucional de pesar pela sua morte.

Porque, no fundo, a mensagem que fica é extraordinariamente simples:

os mortos contam — desde que tenham morrido do lado ideologicamente certo.

É esta a grande moral comunista: solidariedade para todos… desde que tenham autorização do Comité Central.

NEWSLETTERAs notícias do Distrito, todos os dias, na sua caixa de correio

Todos os dias, às 18h30, receba por e-mail as notícias do Distrito de Setúbal por concelho, as principais notícias do país e do mundo, e as mais lidas do dia.

Consentimento RGPD 

Li e compreendi a Política de Privacidade disponibilizada.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

palmela