Opinião

O país da culpa e da vergonha

Prof.ª Doutora Thaysa Viegas

A culpa e a vergonha serão duas das emoções que mais emergem no palco da psicoterapia. Alicerçadas em uma moral judaico cristã, que cultiva e aprisiona no conceito de pecado, da infância à idade adulta, muitos se sentem reféns e profundamente infelizes, vergados pelo peso das más ações e, até, dos maus pensamentos.

Culpo-me, logo existo…

Na verdade, há muito que constato que a culpa e a vergonha nos paralisam e boicotam. Defendo o papel fundamental da responsabilidade! Da educação para a capacitação! Eu sou responsável pelo meu comportamento, atitudes e emoções! Como tal, posso alterar as mesmas ou reforçar as que se comprovam positivas e eficazes!

Estas duas emoções têm vindo a ser particularmente cultivadas no que concerne à ausência de uma educação sexual das meninas e das mulheres, perpetuando o silêncio e a ignorância.

Urge uma mudança de paradigma!

Que possamos substituir a culpa e a vergonha, pela responsabilidade e empoderamento! Coloquemos o foco em tudo o que podemos controlar e alterar! Pela positiva! Sem boicotes na liberdade de ser, pensar e fazer!

Caminhamos Juntos no Empoderamento do Agridoce da Vida


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito