Comunicados Institucionais

O novo quotidiano digital

Atualmente, uma parte importante das nossas tarefas e lazer decorre no mundo online.

De facto, a revolução digital, nas suas várias dimensões, levou a que praticamente 90% das famílias portuguesas utilizasse a Internet quotidianamente, para aceder a uma variada panóplia de serviços e bens, a partir das aplicações instaladas nos seus computadores ou dispositivos móveis.

O objetivo por trás destas aplicações e plataformas é proporcionar experiências ricas e completas de forma eficiente (preferencialmente mais abrangentes até do que seria possível nos serviços e comércio físicos), sem tempos de espera e dispensando deslocações desnecessárias.

A Era digital no acesso a Bens e Serviços

Assim, é possível, por exemplo, tratar remotamente de uma série de assuntos burocráticos e relacionados com a saúde, usufruindo das diferentes aplicações desenvolvidas pelo Estado.

Estas plataformas permitem, entre outros, que possamos receber aconselhamento por videochamada, marcar consultas, renovar o cartão de cidadão, a carta de condução ou fazer uma escritura, entre muitas outras coisas, a partir do conforto das nossas casas ou de qualquer outro lugar.

Desta forma, os processos são facilitados, tornando o dia a dia dos cidadãos muito mais ágil e flexível. Vejamos alguns exemplos.

Comércio digital, como quem diz, e-commerce!

No comércio, a revolução digital também trouxe diversidade e comodidade. De facto, através de aplicações como Amazon, Temu ou Shein, podemos encomendar todo o tipo de produtos para nos serem entregues de forma rápida e onde desejarmos.

Claramente, as vantagens da utilização destas plataformas de e-commerce prendem-se com a diversidade de produtos disponíveis e com o facto de nos pouparem deslocações para recebermos as nossas compras. São elas que vêm ter até nós.

Entretenimento Digital

No entretenimento, o impacto da revolução digital foi igualmente transformador.

Graças a essa revolução, é possível aceder aos mais diversificados conteúdos audiovisuais a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, tornando redundante, por exemplo, a deslocação a uma sala de cinema para assistir a este tipo de conteúdos.

Desta forma, o acesso a filmes e séries deixou de ter hora e local marcado, passando a estar muito mais facilitado. Não é, por isso, de estranhar que uma parte significativa dos portugueses recorra a serviços de streaming como Netflix, Disney+ ou HBO Max para verem as suas séries, filmes e documentários, quando e onde desejarem.

O mesmo aconteceu na indústria musical, com a transição dos suportes físicos para as plataformas digitais, como Spotify ou Apple Music. Estas plataformas permitem que os utilizadores tenham acesso ilimitado a discografias completas de artistas, listas infindáveis de playlists personalizáveis e vastos catálogos de podcasts dedicados aos mais diversos temas.

Estas plataformas permitem experiências de utilização mais diversificadas e flexíveis do que qualquer dispositivo físico.

Gaming e iGaming

No setor dos videojogos, já ele digital, esta nova era desempenhou igualmente um papel facilitador e de flexibilização.

A grande adesão aos videojogos levou ao desenvolvimento das plataformas Game Pass e PS Plus, onde, mediante subscrição, os jogadores podem aceder a vastos catálogos de títulos.

Entre as centenas de jogos disponíveis destacam-se as novidades mais recentes, mas também clássicos como Minecraft, Tomb Raider Definitive Edition ou Star Wars Battlefront.

Deste modo, estas plataformas permitem que, por um investimento menor, os utilizadores tenham acesso a conteúdos mais diversificados.

No iGaming, a estratégia passou por desenvolver plataformas especializadas que proporcionam experiências tão ou mais diversificadas quanto as das salas reais, aliando variedade de catálogos a flexibilidade de utilização.

De facto, os jogadores deixaram de ter de se deslocar aos casinos para aceder a extensos catálogos de títulos, que incluem slots, roleta e Blackjack (na sua versão clássica e Premium). Estas opções passaram assim a estar disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à Internet, sempre e onde os utilizadores o entenderem.

Assim, estas plataformas disponibilizam conteúdos adequados a diferentes preferências e perfis, garantindo experiências diferenciadas e versáteis.

A era digital trouxe mudanças significativas ao nosso quotidiano. Tornou o longe perto, permitindo que usufruamos onde desejarmos de uma enorme diversidade de bens e serviços, sem termos de nos deslocar.

Esta flexibilização e diversificação de experiências permitem que tenhamos vivências mais personalizadas e ricas e também que poupemos tempo, rumo a um estilo de vida mais satisfatório e sustentável.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito