AtualidadeDistrito de LisboaDistrito de Setúbal

Número de golfinhos no Tejo aumenta

O número de golfinhos no Tejo tem vindo a aumentar, animal que atrai turistas todos os anos à Área Metropolitana de Lisboa. Os especialistas apontam as melhorias na qualidade da água do estuário do rio nos últimos anos como um fator preponderante para o regresso destes animais.

“Nos anos 80 e 90, a maior parte dos nossos esgotos iam diretamente para o Tejo. Existia também uma forte industrialização nas margens do rio. A partir do final dos anos 90, em 2000 e 2010, é que finalmente as estações de tratamento de águas começaram a tratar todos os esgotos a nível urbano e industrial”, explicou Ana Henriques, técnica de Oceanos e Pescas da ANP/WWF (Associação Natureza Portugal/ Fundo Mundial para a Natureza).

O regresso dos golfinhos foi o mote para o estudo apresentado pela Associação Natureza Portugal (ONG) em parceria com a conhecida empresa ambientalista, WWF.

O estudo promove uma maior consciencialização para a preservação e manutenção das águas do estuário, possibilitando assim a harmonia do ecossistema. As águas estão agora menos poluídas, no entanto teme-se que as atividades humanas como a agricultura, indústrias fabris, o trânsito de recreios no Tejo e a pesca, sejam fatores que possam comprometer o trabalho realizado até agora. É neste sentido que o estudo recomenda  a criação de uma Comissão de Acompanhamento com base na Área Metropolitana de Lisboa, que “inclua todos os setores relevantes”, como o Governo e municípios, a comunidade científica e as atividades locais.

João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza apreciou a criação da comissão e a inclusão dos vários municípios para apoiarem as tomadas de decisão. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito