NRP Arpão Abre Caminho sob o gelo Ártico em missão histórica
Após uma primeira patrulha ao serviço da NATO, o NRP Arpão desembarcou em Nuuk, Gronelândia, para uma pausa logística antes de se aventurar numa missão pioneira sob a placa de gelo Ártico.
A Marinha portuguesa está orgulhosa do serviço prestado pelo NRP Arpão, em comunicado, aquela força militar avança que após uma primeira patrulha de 22 dias como parte da Operação BRILLIANT SHIELD da NATO, ancorou em Nuuk, Gronelândia, para uma paragem de logística antes de empreender uma missão inédita sob a placa de gelo Ártico.
Ao chegar a Nuuk, o navio foi recebido por uma multidão curiosa no cais, ansiosa pela chegada de um submarino a um local tão remoto. Enquanto as paradas portuárias visam geralmente a logística e o descanso da tripulação, desta vez foi diferente – o navio preparava-se para uma das suas maiores aventuras até então, refere a mesma nota.
A preparação para navegar sob o gelo exigiu um intenso período de estudo e adaptação, já que as condições nas altas latitudes apresentam desafios únicos. A operação contou com o apoio de marinhas aliadas, incluindo a US NAVY e as marinhas da Dinamarca e Canadá, fortalecendo as relações internacionais num momento de instabilidade global.
A Marinha portuguesa dá conta ainda que foi um longo processo de preparação, o navio passou por manutenção e ajustes para lidar com as especificidades da missão, como a instalação de proteção na torre e um sonar de alta frequência. Após meses de preparação, o NRP Arpão partiu de Lisboa no dia 3 de abril, iniciando uma jornada que culminaria na sua navegação sob a placa de gelo Ártico.
A fase final de preparação incluiu reabastecimento em Nuuk e o acerto dos procedimentos com parceiros internacionais. Com tudo pronto, o Arpão partiu no dia 28 de abril, com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, a bordo.
Após atravessar o Círculo Polar Ártico, o Arpão entrou na zona de gelo, navegando em imersão profunda sob o gelo por mais de 39 horas. O sucesso dessa fase levou à exploração operacional do submarino debaixo do gelo, mapeando aberturas na placa de gelo e monitorado a sua densidade.
A Marinha portuguesa avança que a missão desempenhada pelo NRP Arpão foi bem-sucedida que o NRP Arpão tornou-se um dos poucos submarinos convencionais a navegar sob o gelo, adicionando uma nova capacidade à Marinha Portuguesa.
Essa realização histórica destaca a dedicação e competência da Marinha em superar desafios e alcançar objetivos considerados inatingíveis.
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