Novo serviço da Segurança Social simplifica atribuição de números de identificação a imigrantes
Novo serviço já entrou em vigor

A Segurança Social anunciou que já está disponível em dez Espaços Cidadão o novo seriço que simplifica atribuição de números de identificação a imigrantes.
Trata-se da medida Simplex ‘Números de identificação para cidadãos estrangeiros de uma só vez’, integrada no Plano de Ação para as Migrações.
Segundo a entidade «esta iniciativa representa um passo importante na simplificação dos processos administrativos para cidadãos imigrantes que residem em Portugal».
Nesta primeira fase, os imigrantes já podem pedir o Número de Identificação Fiscal, o Número de Identificação da Segurança Social e o Número Nacional de Utente num único lugar, desde que reúnam uma das seguintes condições: ter pedido ou ter obtido autorização de residência; ter nacionalidade de um país da União Europeia; ter pedido Proteção Internacional, incluindo asilo e proteção subsidiária, ou ser titular do estatuto de refugiado ou beneficiário de proteção internacional.
O serviço pode ser pedido nos Espaços Cidadão dos Municípios de: Braga, Lagos, Loures (LoureShopping), Oeiras (Oeiras Parque), Olhão e Porto (União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória).
Está ainda disponível nos Espaços Cidadão das Lojas de Cidadão de Cascais, Saldanha, Laranjeiras e Setúbal, e a Segurança Social garante que no futuro, este serviço vai abranger um maior número de imigrantes e uma rede mais alargada de Espaços Cidadão.
No momento do pedido, o cidadão identifica-se com o seu passaporte e ativa a respetiva Chave Móvel Digital para a realização do serviço. Posteriormente, receberá os seus números de identificação por correio eletrónico, área reservada do Portal Único de Serviços Digitais – gov.pt e via aplicação eletrónica gov.pt.
Para além do atendimento presencial, os cidadãos podem obter esclarecimentos através da Linha Cidadão – 210 489 010 (dias úteis, das 9h às 18h) ou no Portal Único de Serviços Digitais.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito