Palmela

Novo posto da GNR em Quinta do Anjo? Município de Palmela exige resposta do Governo

O Município de Palmela desafiou o Governo a avançar com a construção de um Posto da GNR em Quinta do Anjo, propondo a cedência de um terreno e uma parceria para viabilizar o projeto. A ministra da Administração Interna mostrou-se recetiva e prometeu avaliar a necessidade junto do Comando-Geral da GNR.

O Município de Palmela lançou um desafio direto ao Ministério da Administração Interna (MAI) para a criação de um Posto da GNR em Quinta do Anjo, propondo a cedência de um terreno e uma parceria para viabilizar a construção do equipamento. O apelo foi feito pelo presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, numa reunião com a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que admitiu a necessidade da infraestrutura e prometeu avaliar a questão com o Comando-Geral da GNR.

A autarquia justifica o pedido com o rápido crescimento populacional da freguesia, o aumento do número de empresas e investimentos e a intensa circulação rodoviária, dado que a localidade se situa em pontos estratégicos de ligação na Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa. Estes fatores, segundo a autarquia, tornam essencial um reforço da segurança e da proximidade das forças da GNR à população e às atividades económicas locais.

O terreno identificado para a construção do novo posto da GNR situa-se na zona das Marquesas, próximo da estação ferroviária da Penalva, numa área estratégica do concelho. Na mesma reunião, e aproveitando a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, o presidente da Câmara sugeriu ainda a cedência de outro terreno para a instalação de um edifício para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Península de Setúbal. A proposta surge num momento em que se discute a possível reversão dos Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil, criados em 2023, para o modelo anterior.

Além destas propostas, Palmela reforçou a necessidade de mais efetivos da GNR, uma exigência há muito comunicada ao Governo e que se torna ainda mais premente com os preparativos para o lançamento da primeira pedra do futuro Posto da GNR em Poceirão. O município continua a pressionar por soluções concretas, garantindo que a segurança dos cidadãos e das empresas da região não pode ser ignorada.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito