DestaqueMundoPolítica
Em Destaque

Novo escândalo abala o Chega: Imprensa internacional fala dos escândalos

Um novo escândalo atinge e ganha destaque na imprensa internacional. Deputados do partido estão envolvidos em acusações que vão desde prostituição de menores até furto de malas e condução sob efeito de álcool.

O partido Chega volta a estar no centro da atenção mediática, desta vez atravessando fronteiras e sendo noticiado por vários meios de comunicação espanhóis, como o La Voz de Galicia, El Salto e a RTVE. O mais recente caso envolve Nuno Pardal Ribeiro, deputado da Câmara Municipal de Lisboa, acusado pelo Ministério Público do crime de prostituição de menores, após ter pago 20 euros a um adolescente de 15 anos por um ato sexual em 2023.

O caso de Pardal Ribeiro já gera fortes reações no partido e na opinião pública. Em declarações ao jornal Público, o próprio defendeu-se, afirmando desconhecer a idade do jovem e descrevendo o episódio como “algo que aconteceu”. O dirigente admitiu ainda que a situação terá “tanto consequências políticas como pessoais”, sublinhando que tem dois filhos e que a sua reputação está em risco.

O escândalo acontece apenas semanas depois de Miguel Arruda, deputado do Chega, ter sido detido por suspeita de furto de dezenas de malas no Aeroporto de Lisboa. A imprensa espanhola recorda também que, no passado fim de semana, José Paulo Sousa, deputado do Chega nos Açores, foi apanhado a conduzir com uma taxa de álcool de 2,25 g/l no sangue, constituindo crime em Portugal.

A dimensão dos casos leva o partido a gerir uma crise interna. De acordo com a imprensa espanhola, André Ventura expressou estar “surpreso” e “em choque” com as acusações contra os seus colegas de partido, mas ainda não foram anunciadas consequências políticas para os envolvidos.

O El Salto vai mais longe e relembra que existem pelo menos 12 outros membros do Chega sob investigação. Entre os casos mais relevantes está o do próprio André Ventura, que enfrenta acusações de incitação ao ódio, difamação e desobediência. Também Pedro Pinto, figura influente no partido, é alvo de investigação por incitação ao ódio, sendo acusado de agressão a um árbitro de 18 anos.

O canal espanhol RTVE destaca o facto de, em menos de dez dias, vários políticos do Chega terem sido associados a escândalos de furto, condução sob efeito de álcool e prostituição de menores. O impacto destas notícias tem sido significativo, tanto na esfera pública como nas redes sociais, onde os casos são amplamente discutidos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


3 Comentários

  1. Isso que dá ter ADN mouro, pele morena, olhos castanhos e cabelo preto e se achar ariano. Votam em fachos pra se sentirem brancos. Olha aí o resultado, morenazis.

  2. Será que os outros Partidos não teem , Ladrões, mentirosos, Pedófilos assim como o P,S? E agora só o Chega é que tem ? Memórias Curtas,,,