Distrito de Viseu

Novo Centro de Recolha Oficial de Viseu aberto ao público

O Município de Viseu inaugurou esta terça-feira o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) – Canil e Gatil -, localizado na freguesia de Rio de Loba. Esta infraestrutura representa um avanço significativo nas respostas do concelho na área do bem-estar animal.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, expressou a sua satisfação com o desenvolvimento do projeto, destacando todo o esforço municipal para garantir melhores condições para os animais. O CRO teve um período de construção de dois anos, com um investimento de aproximadamente de 435 mil euros.

É composto por dois edifícios/pavilhões, o centro visa atender ao elevado número de animais errantes na região, promovendo a sua saúde e bem-estar, e prevenindo situações que possam comprometer a segurança e a saúde pública.

Além de abrigar animais errantes, o CRO realizará diversas funções, como o isolamento sanitário, a recolha compulsiva e o alojamento de animais em situações específicas.

O compromisso do Município de Viseu com o bem-estar animal também se manifesta através da renovação do apoio financeiro à Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu. Foram assinados dois protocolos de colaboração, totalizando assim um apoio anual de 70 mil euros e um montante adicional de 2 mil euros para o programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) em colónias de gatos.

A inauguração do CRO coincidiu com a simbólica abertura da estrada da Esmoitada, uma obra municipal de repavimentação e instalação de iluminação pública, facilitando o acesso aos serviços locais, como o Centro Hípico e a clínica Veterinária.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito