Sociedade

Novo Cartão do Cidadão vai servir de título de transporte

Simplex apresentado esta segunda-feira.

O Simplex é apresentado esta segunda-feira e tem 18 medidas, uma das quais o novo Cartão do Cidadão, que tem a particularidade de ser contactless (sem contacto) – o que permitirá por exemplo que seja usado como título de transporte e para pesquisa de emprego mais ágil.

O novo Cartão do Cidadão, que terá um novo desenho gráfico, vai servir para utilizar nos transportes públicos e para abrir uma conta bancária online. “Em 2023, com foco nos três eixos de ação – aproximar, antecipar e automatizar -, pretende-se que o SIMPLEX continue a melhorar a qualidade de vida das pessoas e das empresas”, diz o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, em comunicado enviado às redacções.

“O Plano de Recuperação e Resiliência e a cocriação entre as várias áreas da Administração Pública e as pessoas vão potenciar a dinâmica de inovação e de criação de novos e melhores serviços, com particular destaque para a simplificação de processos e formas de interação mais inclusivas”, diz ainda a nota.

Entre as medidas está ainda a criação de um sistema de cruzamento automático de ofertas e procura de emprego, que visa dar “uma resposta mais ajustada às necessidades das pessoas”, denominado de “Emprego+Ágil”.

O novo cartão inclui também o Atestado Multiuso Uma Só Vez, destinada a pessoas com incapacidade, que visa “implementar um processo integrado” que integrará “todos os serviços associados, garantindo a redução das deslocações e considerando especialmente a situação de fragilidade em que a pessoa utente se encontra”.

Entre outras medidas constam ainda a fatura eletrónica para empresários, o verificador do deferimento tácito, o OK morada (alargar a alteração de morada no cartão de cidadão à morada a considerar para efeitos de contas bancárias), e o Seguro Automóvel na Carteira Digital.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *