Atualidade

Novo Cartão de Cidadão vai surgir a 10 de junho. Saiba o que vai mudar

É no dia 10 de junho, em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que vai começar a ser emitido o novo documento de identificação português, após 17 anos de existência do actual Cartão de Cidadão, que substituiu o antigo Bilhete de Identidade.

Agora numa nova era, mais moderna e mais digital, a começar pela tecnologia contactless, uma das maiores novidades do novo documento de identificação.

Mantendo o formato físico, 50% das suas características passam a ser digitais através da tecnologia já utilizada nos cartões bancários, bastando aproximar o novo Cartão de Cidadão de um terminal, seja do setor público ou privado, para a informação do documento ser rapidamente disponibilizada.

Os actuais leitores de cartões vão deixar de ser necessários, embora o cartão continue a ser compatível com os dispositivos de leitura antigos, bastando apenas uma atualização do software disponibilizada pelo Estado.

No futuro, poderá ser utilizado em hospitais, bastando apenas encostar o cartão para fazer o check in, ou noutro serviço que tenha esse tipo de máquinas, como nos serviços da Segurança Social e Finanças.

Em termos estéticos, o novo documento de identificação português terá um design diferente, com as letras e a fotografia de rosto maior, ocupando cerca de um terço do cartão, e o chip no verso, com o fundo a exibir motivos e padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa.

Uma das principais preocupações para todos é a questão da segurança. Para tal o Estado garante que este novo Cartão de Cidadão será um dos documentos de identidade mais seguros do mundo, estando em conformidade com a norma ICAO (International Civil Aviation Organization).

Para garantir a segurança, este novo cartão terá mais de trinta elementos de segurança física, eletrónica e digital, que quase impossibilitam a sua falsificação, garantindo também os processos de controlo e segurança das fronteiras.

Para além de tudo isto, o novo cartão terá novas funções no futuro, nomeadamente ser utilizado como título de transporte ou como bilhete eletrónico para espetáculos.

A mudança para o novo documento não será obrigatória para quem ainda tem o actual válido, obtendo-o na próxima vez que fizer a renovação.

Até ao momento não foram divulgados os valores desta alteração, mantendo-se a gratuitidade para as crianças no seu primeiro ano de vida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito