Atualidade

Novo aeroporto | Alcochete na frente. Montijo perde força

Segundo a Comissão Técnica Independente nomeada pelo Governo.

O relatório final da Comissão Técnica Independente (CTI), nomeada pelo Governo para avaliar as opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa e fazer a avaliação ambiental estratégica, indica Alcochete como a única opção que evitou a primeira fase de triagem e que não falha nenhum dos 10 critérios de viabilidade.

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente, citado pela TVI/CNN Portugal, Montijo, Santarém e Alcochete assim as três opções que não necessitaram de triagem inicial, o que permitiu reduzir de 17 para 9 as opções (ou combinações) a discutir e avaliar para a construção de um novo aeroporto.

De resto, e segundo o mesmo relatório, a opção Montijo falha em cinco critérios de viabilidade. Três de “máxima relevância”, como falta de área de expansão mínima futura de mil hectares e o facto de não haver linha ferroviária actualmente, nem estar prevista a sua construção. A Comissão indica que é imprescindível a ligação por infraestrutura ferroviária, tal como aliás a rodoviária, como critério de viabilidade”. Para além disso, a opção Montijo (que manteria o Aeroporto da Portela em operação à mesma) chumba ainda nos critérios de população afectada pelo ruído, riscos naturais e dimensão de áreas naturais ou corredores migratórios de aves afectados.

Já Santarém só chumba num dos critérios, mas também este é de “máxima relevância”: a distância a que fica do centro da cidade de Lisboa. A 92 quilómetros, esta opção é quatro vezes acima da média europeia calculada, com base numa análise a 87 aeroportos e a todas as capitais europeias e cidades com mais de meio milhão de habitantes. O relatório explica que os técnicos apuraram que, na análise feita, o aeroporto mais distante identificado estava a 60 km do centro da cidade que servia.

A CTI ainda fará uma avaliação final com outros factores a ponderar como o tempo que os passageiros vão demorar a chegar ao Aeroporto, partindo de Lisboa, para além da distância propriamente dita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *