Economia

Novas regras para crises bancárias na Europa nas mãos dos Socialistas Portugueses

Socialistas Margarida Marques e Pedro Marques com duas pastas de relevo no Parlamento Europeu.

Foram atribuídos dois relatórios relevantes da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) aos deputados socialistas no Parlamento Europeu. Margarida Marques será assim a relatora dos Socialistas e Democratas (S&D) para a governação económica da União Europeia e Pedro Marques será o relator S&D para as novas regras de resposta a crises bancárias e de protecção dos depositantes.

A este propósito, Margarida Marques afirmou que são necessárias “regras credíveis, estáveis e que dêem aos Estados-membros não só a sustentabilidade financeira, mas também os meios necessários para dar respostas robustas e inclusivas a futuras crises e fazer os investimentos necessários para cumprirmos objetivos estratégicos da UE como a transição climática e digital ou a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.

Depois da crise do euro, continuou, “o reforço do quadro da governação económica da UE, um conjunto de regras comuns que permitem coordenar as políticas económicas e orçamentais entre os Estados-membros, como são exemplo os limites de défice e dívida pública, tornou-se demasiado complexa, indutor de assimetrias e incapaz de responder a crises”. Com a suspensão das actuais regras devido à COVID e sua esperada reintrodução em 2024, “a Comissão Europeia apresentou a sua proposta de reforma em Abril de 2023, que será agora negociada nos próximos meses com os Estados-Membros e o Parlamento Europeu”.

Por seu turno, Pedro Marques sublinhou que “a estabilidade do sector financeiro é central para a economia europeia, para a protecção dos depósitos. É fundamental para a confiança das pessoas. Para que não volte a haver uma crise financeira que alastre a toda a economia, a Comissão Europeia agora propõe uma intervenção pró-activa. Há que identificar e prevenir riscos de contágio no sistema financeiro”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito