Desporto

Neemias Queta: Do Barreiro para a NBA

Neemias Queta já se estreou pelos Boston Celtics há mais de uma semana, mas tratou-se de um jogo da pré-época.

A estreia oficial está cada vez mais perto, visto que a NBA arranca em definitivo dia 25.

A formação do português volta a encontrar os New York Knicks dia 26 de Outubro, num jogo em que Neemias Queta irá querer fazer ainda melhor do que na estreia.

Na altura, Neemias fez sete pontos, quatro ressaltos e ainda um desarme de lançamento, em pouco mais de 13 minutos de jogo. O jogador português tem evoluído rapidamente, segundo o treinador Joe Mazzulla, e parece ter todo o potencial para o continuar a fazer.

Mas como é que Neemias Queta chegou até aqui? E que outros jogadores portugueses fizeram uma aposta na NBA e ganharam?

Do Barreiro para a NBA

Filho de pais guineenses, Neemias nasceu em Lisboa em 1999 e foi criado no Vale da Amoreira, no Barreiro.

Foi o facto de a irmã já jogar basquetebol e a altura de Neemias que o levaram a fazer o primeiro treino da modalidade. O poste português entrou assim nas camadas jovens do FC Barreirense. No entanto, só aos 17 anos é que Neemias começou a focar-se no basket, e nesse momento tudo se começou a desenrolar rapidamente.

Primeiro veio a passagem pelo Benfica, pelo qual jogou muito pouco entre 2017 e 2018. Foi também chamado para as selecções de sub-18 e sub-20 e tudo isto ajudou a aumentar o interesse no jovem jogador.

Aos 18, ganhou uma bolsa para jogar na liga universitária de basquetebol dos EUA (NCAA), onde estudaria Relações Internacionais e jogaria pelo Utah State. A temporada correu-lhe muito bem: com 414 pontos, 84 bloqueios e 57 assistências, ganhou o título de rookie do ano.

No total, passaram 3 anos até Neemias se propôr ao draft (sorteio de selecção) da NBA, em 2021. Após o convite dos Sacramento Kings para treinar, o jogador português acabou por receber uma proposta para se juntar à equipa californiana.

Foi naquele momento que Neemias se tornou no primeiro jogador de basket português a disputar a NBA. É certo que não foi uma peça fundamental na equipa principal, mas teve grande rotação nos Stockton Kings – uma espécie de equipa B que compete na G League, situação prevista no contrato.

Os Sacramento Kings tiveram uma última temporada muito bem sucedida e penetrar na equipa era tarefa difícil, pelo que Neemias Queta acabou por ser dispensado. No entanto, a qualidade e potencial do jogador levaram os Boston Celtics a apostar na contratação, também com a possibilidade de jogar na 2ª equipa.

Ou seja, o percurso de Neemias na NBA está só a começar.

Outros jogadores portugueses em grandes competições

Falando das grandes ligas norte-americanas, o grande destaque é Ticha Penicheiro. A ex-basquetebolista portuguesa jogou 15 épocas na WNBA (liga feminina da NBA) e foi designada em 2021 uma das melhores 25 jogadoras de sempre.

O percurso da jogadora tem parecenças com o de Neemias, na medida em que Ticha começou pelo Ginásio Clube Figueirense (clube da terra onde nasceu), tendo o sucesso posterior no União Desportiva de Santarém levado à mudança para o basquetebol universitário dos Estados Unidos.

O grande destaque da carreira foram os anos passados na equipa das Sacramento Monarchs, culminando na conquista de um campeonato em 2005. Actualmente, é agente desportiva.

Outro nome menos conhecido do grande público é o de Mery Andrade. Jogou maioritariamente pelas Cleveland Rockers durante o seu percurso na WNBA, sendo actualmente treinadora assistente do Birmingham Squadron, na G League.

No que toca a jogadores masculinos, há alguns nomes que chegaram ao basquetebol universitário ou à G League (2ª liga da NBA), tais como Diogo Brito ou Stanley Borden.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *