Distrito de Setúbal

Navio-escola Sørlandet esteve em Setúbal

A emblemática embarcação norueguesa esteve no cais 2 do porto de Setúbal, onde abriu portas para visitas gratuitas da população.

A chuva não demoveu as centenas de pessoas que subiram a bordo do Sørlandet e ficaram a conhecer o veleiro construído na Noruega em 1927 e que é, atualmente, o ‘campus’ de uma das mais singulares escolas secundárias do mundo, a A+ World Academy.

A tripulação, que acompanhou as visitas, ajudou a contar a história do veleiro, que tem mais de meia centena de metros de comprimento, esclareceu dúvidas sobre equipamentos e explicou tudo o que se passa na embarcação, que, durante dez meses, educa e treina estudantes enquanto viajam para mais de quinze portos, dez países e três continentes ao redor do mundo.

A escola pode acomodar um total de 66 estudantes de todo o mundo, que se envolvem ativamente nas operações diárias do navio, incluindo limpeza, manutenção, manobra de velas, governo, vigia, cozinha e rondas de segurança. Esta é a segunda vez que o Sørlandet atraca em Setúbal, depois de, no ano passado, ter participado no programa da Semana do Mar.

O Sørlandet é uma das grandes heranças norueguesas da navegação e é um dos poucos navios com 3 mastros a nível mundial. Durante mais de 50 anos, ocupou uma posição central na educação e treino de jovens aspirantes a marinheiros. O Sørlandet foi construído no estaleiro H. H. P. Mek, na cidade de Kristiansand na costa sul da Noruega.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *