Município de Esposende intensifica esforços contra o desperdício alimentar com envolvimento das escolas e comunidade
Esposende reforça ações contra o desperdício alimentar com escolas e comunidade.

O Município de Esposende tem estado na vanguarda da promoção de práticas sustentáveis, nomeadamente no combate ao desperdício alimentar. No âmbito do Plano Municipal de Sensibilização/Formação para Alimentação Saudável, Segura e Sustentável, Esposende tem desenvolvido diversas iniciativas visando educar e envolver a comunidade escolar nesta luta.
Em parceria com a Rio Neiva — Associação de Defesa do Ambiente, a autarquia lançou um projeto direcionado para a sensibilização das escolas sobre o desperdício alimentar. Esta iniciativa visa envolver os jovens em campanhas de consciencialização, mediante workshops presenciais que oferecem soluções simples e práticas para a redução e valorização dos alimentos.
No contexto deste projeto, são monitorizados os níveis de desperdício alimentar nas cantinas de várias escolas do concelho, nomeadamente nas Escolas Básicas de Forjães, Apúlia, António Rodrigues Sampaio, António Correia de Oliveira, e na Escola Secundária Henrique Medina. Com o apoio da comunidade educativa, o projeto adota uma abordagem de ciência cidadã, incentivando a co-criação de recomendações para a prevenção do desperdício alimentar. A implementação será acompanhada até ao final do ano, com exposições itinerantes de mupis que irão percorrer as escolas participantes.
Como parte do mesmo plano, decorreu recentemente, nos dias 18 e 20 de setembro, o workshop culinário intitulado “Nada se Perde, Tudo se Cozinha”. Sob a orientação de uma nutricionista da ATAHCA, 40 cozinheiras/os e ajudantes de cozinha das cantinas escolares do município foram capacitadas/os com técnicas e receitas que promovem o aproveitamento integral dos alimentos e o reaproveitamento criativo das sobras, tornando as refeições mais sustentáveis, atrativas e saborosas.
As atividades educativas e de monitorização nas escolas terão o seu ponto alto em outubro, quando as ações de sensibilização contra o desperdício alimentar serão intensificadas.
Amanhã, 29 de setembro, o Município de Esposende também assinalará o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, uma data decretada pela ONU. Segundo o município, em Portugal, cada pessoa desperdiça 2,38 quilos de alimentos por semana, colocando o país como o quarto com maior desperdício na União Europeia. Além disso, estes resíduos alimentares são responsáveis pela emissão de mais de seis quilos de dióxido de carbono (CO₂) e o desperdício de 1.928 litros de água por semana, por pessoa.
Face ao contexto atual, onde as preocupações ambientais e os custos de vida têm aumentado, o município sublinha a urgência de reduzir o desperdício alimentar, destacando o seu empenho em atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os relacionados com a Saúde de Qualidade (ODS3), Educação de Qualidade (ODS4) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos (OD17).
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito