Município de Alcácer do Sal exige a retirada de madeira contaminada à SONAE
“O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, visitou hoje (23 de julho 2020) um terreno na Av. José Saramago no qual estão instaladas mais de 16 mil toneladas de madeira, alguma dela contaminada com uma praga que alastrou já a terrenos contíguos”, informou o Município, num comunicado a que o nosso jornal teve acesso.
A autarquia diz que a instalação, da responsabilidade da SONAE Indústria, representa um “risco considerável devido à carga térmica existente, à proximidade de áreas de pinhal denso e, sobretudo, de habitações e comércio, com os Bairros de São João e Olival Queimado a distarem menos de 200 metros do referido local”. O Municípo relembra que não há “qualquer tipo licenciamento/autorização” para a existência deste parque, criticando também a falta de equipamentos de intervenção no local para “combate a incêndios, como, por exemplo, a rede de água de combate a incêndios”.
A SONAE já começou a retirar alguma madeira do local, depois de Vítor Proença manifestar o seu desagrado com um responsável da empresa, devido à “gigantesca carga combustível, com milhares de toneladas de madeira praticamente desprovida de humidade, mas também por uma praga trazida por uma das cargas feitas pela empresa, que já alastrou inclusive às árvores dos terrenos adjacentes”. Além disso, o autarca revelou preocupação pela possibilidade desta praga poder destruir a paisagem da entrada norte de Alcácer do Sal.
No local estiveram ainda presentes o comandante dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, um engenheiro do Município da área da Proteção Civil e os proprietários de três terrenos que circundam o local, também eles já afetados pela praga.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito