DestaquePaís
Em Destaque

Movimento patriótico apoia Gouveia e Melo à Presidência e reúne figuras de peso

Movimento apartidário apoia Gouveia e Melo à Presidência, unindo maçons, figuras religiosas e cidadãos numa iniciativa patriótica para 2026.

Henrique Gouveia e Melo, conhecido pela sua liderança na vacinação contra a COVID-19 em Portugal, ganha força como possível candidato às eleições presidenciais de 2026. Esta semana, foi criado o MAAP — Movimento de Apoio do Almirante à Presidência, uma iniciativa que reúne maçons, figuras religiosas e outros cidadãos visando apoiar a candidatura do almirante.

O anúncio foi feito por Paulo Noguês, membro influente da Grande Loja Regular de Portugal (GLLP), que utilizou as redes sociais para revelar a criação do movimento. José Manuel Anes, ex-grão-mestre da GLLP e antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorista, também demonstrou publicamente o seu apoio. “No primeiro dia útil do ano, decidi anunciar que vou apoiar o almirante Gouveia e Melo à Presidência da República. Com amigas e amigos, incluindo o Professor Doutor José Manuel Anes, promovemos a constituição de uma associação com esse objetivo”, escreveu Paulo Noguês no Facebook.

Apesar das suas ligações à maçonaria, Noguês fez questão de esclarecer que o movimento não é maçónico nem para-maçónico, sublinhando que o MAAP inclui pessoas de diferentes origens, como membros da Igreja e do Opus Dei. “A nossa motivação é puramente patriótica”, afirmou. O movimento deverá ganhar forma legal entre 13 e 17 de janeiro, tornando-se uma força visível no cenário político português.

Henrique Gouveia e Melo, que passou à reserva da Marinha em dezembro de 2024, ainda não confirmou nem desmentiu a possibilidade de se candidatar à Presidência. Contudo, a sua declaração de que entraria numa “nova fase da vida” aumentou as especulações em torno da sua eventual candidatura. As candidaturas presidenciais terão de ser apresentadas ao Tribunal Constitucional até 30 dias antes da data das eleições e exigem o apoio de 7.500 a 15.000 eleitores.

Este movimento, descrito como apartidário e patriótico, procura unir diferentes setores da sociedade em torno de um candidato reconhecido pela sua postura firme e liderança em momentos críticos para o país.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


4 Comentários