Agenda

Montijo recebe as Festas de Nossa Senhora da Atalaia

Uma das festividades mais antigas do concelho do Montijo regressa neste próximo fim-de-semana. 

De 26 a 29 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou «Festa Grande» como é vulgarmente conhecida, trazem as tradições dos círios, dos bailes populares, dos arraiais e ainda, muita animação.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia têm abertura oficial marcada para o dia 26 de agosto, sexta-feira, às 19h00. À noite, o cantor Belito Campos estará em palco às 23h20 e promete muita animação.

No sábado, dia 27 de agosto, destaque para abertura da I Mostra de Vinhos, Mel e Azeite, às 17h00, no Museu Agrícola, para os aficionados desta área. Durante o período das festas, a mostra pode ser visitada em horário alargado até às 23h00. A entrada é livre. Atuações individuais dos grupos de percussão no Palco das Festas. A noite é de Marchas, a partir das 20h15, no palco principal e às 23h30 atuam os Ranchos Folclóricos, no palco principal.

Como já é habitual, o ponto alto das festas é a procissão em honra de Nossa Senhora  da Atalaia, que terá lugar no domingo, dia 28 de agosto, às 18h30.

O concerto com o artista Jorge Guerreiro finaliza as festividades, no dia 29 de agosto, segunda-feira, às 22h30, no palco principal, seguindo-se o fogo de artifício.

A estes destaques do programa, juntam-se os diversos bailes populares, a feira e as largadas.

A Festa Grande é uma romaria que remonta a 1507, aquando da promessa feita pelos empregados da Alfândega de Lisboa, devido à peste que grassou na capital. Festividade de raízes profundas e de tradições seculares, todos os anos, os diversos círios e as centenas de romeiros regressam para prestar devoção a Nossa Senhora da Atalaia.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia têm origens remotas, que coincidem com o início do culto a Nossa Senhora da Atalaia.

A festa tem uma grande componente religiosa, por ser conhecida pelos vários círios que acorrem à Atalaia. Os pioneiros desta peregrinação foram os empregados da Alfândega de Lisboa, em barcos engalanados, em carroças ou a pé, faziam-se transportar até ao monte da Atalaia, prestando culto à Senhora, originando a «Festa Grande».

Atualmente, os círios continuam a venerar a Nossa Senhora da Atalaia mantendo a tradição em que cada círio dá três voltas ao Cruzeiro-Mor, subindo a escadaria até ao santuário e acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia com desfile das bandeiras que os identificam.

A programação das Festas da Atalaia será bastante diversificada e irá contar, uma vez mais, com vários bailes nas sedes dos círios, onde não irá faltar a boa disposição e alegria. O programa conta ainda com o Encontro de Música dos Batucando, com o Rancho Folclórico da Juventude Atalaiense, as Sevilhanas, o Zumba, o Grupo Los Romeros, e com os cantores Jorge Serafim e Miguel Bravo, entre outros artistas. No ponto alto da festa, domingo, todos os círios participam na procissão coletiva.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito