AtualidadeMontijo

Montijo | Militares da Esquadra 502 coordenam salvamento no Mediterrâneo (c/ vídeo)

Militares da Esquadra 502 (Os Elefantes), sediada na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, protagonizaram um salvamento no Mediterrâneo, onde o destacamento da Força Aérea se encontra em missão pela União Europeia ao serviço da Agência Frontex.

Durante uma missão rotineira de vigilância marítima, a 18 de setembro, os militares detectaram uma balsa a mais de 18 km da posição em que se encontravam, através dos sensores incorporados no avião C-295M, informa a Força Aérea no seu site.

«Com maior pormenor, identificaram uma balsa de borracha à deriva, com duas pessoas a bordo, uma das quais acenava um objeto laranja, indicando uma emergência.

Perante a crítica situação, a tripulação informou o International Coordination Center (ICC) da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), que por sua vez coordenou a operação de resgate com o Maritime Rescue Coordination Center de Algeria e de Espanha.

Já com autorização das entidades competentes para se aproximarem da área, os militares da Força Aérea confirmaram que os ocupantes da balsa se encontravam em perigo, acenando um colete salva-vidas no topo de uma vara de pesca, tornando claro o pedido de socorro.»

O resgate contou com o apoio do navio mercante mais próximo, o petroleiro GAS SHURIKEN, que recolheu as duas pessoas junto da embarcação, e enquanto decorria o salvamento, os militares da Força Aérea coordenaram com as autoridades locais a transferência segura dos dois náufragos para navios militares nacionais.

O destacamento da Força Aérea encontra-se ao serviço da Agência Frontex na Operação INDALO de vigilância e segurança marítima no Mediterrâneo Ocidental, com vista à proteção das fronteiras marítimas da União Europeia, a prevenção de atividades ilícitas e a assistência a embarcações em situações de emergência.

A Esquadra 502 foi transferida em 2009 para a Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, e realiza um vasto leque de missões, nomeadamente Transporte Aéreo Geral, Transporte Aéreo Tático, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Reconhecimento, Transportes Médicos Aéreos, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, Lançamento de Carga Aérea e Transporte de Altas Entidades.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito