Montijo | Militares da BA6 resgatam passageiro de navio cruzeiro em Dia de Natal

Os militares da Força Aérea foram ativados no dia de Natal, 25 de dezembro, para uma missão de resgate de um homem de 67 anos, que necessitava de cuidados de saúde urgentes, quando se encontrava a bordo do navio cruzeiro ‘AMBIENCE’.
«Com a embarcação a navegar a cerca de 120 km a oeste do Montijo, pelas 12h30 descolou da Base Aérea N.º 6, Montijo, o helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – ‘Pumas’» explica a Força Aérea em comunicado.
«A tripulação de alerta, constituída por dois Pilotos-Aviadores, um Operador de Guincho, um Recuperador-Salvador e um Enfermeiro Aeronáutico, recuperaram o doente em segurança, transportando-o posteriormente para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro.
À chegada, uma ambulância do INEM aguardava o passageiro, reencaminhando-o para uma unidade hospitalar local. Pelas 15h10, o helicóptero EH-101 Merlin regressava ao Montijo, dando por concluída a missão.»
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha Portuguesa, ter solicitado o empenhamento de meios aéreos da Força Aérea.
Ainda no mesmo comunicado, a Força Aérea sublinha que «num ato de dedicação e prontidão que reflete o seu compromisso, os militares da Esquadra 751 demonstraram mais uma vez a sua dedicação incondicional à missão de salvar vidas, colocando o dever acima de tudo».
A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito