Montijo

Montijo: Última Reunião de Câmara e despedida de vários eleitos

A Câmara Municipal do Montijo realizou, esta quarta-feira, 1 de outubro de 2025, a última reunião pública antes das eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.

Esta sessão marca o encerramento de um ciclo político, com vários eleitos a despedirem-se do executivo municipal, entre eles a presidente Maria Clara Silva, os vereadores José Manuel Santos (PS), Marina Birrento (PS), João Afonso (PSD) e Nuno Catarino (CDU), que não se recandidatam nas próximas eleições.

Durante a reunião, a presidente da Câmara, Maria Clara Silva, destacou o papel fundamental que as reuniões de câmara representam na vida autárquica:

“As reuniões de câmara são espaços muito importantes da gestão autárquica, sendo por um lado um espaço de discussão política, e por outro, um local onde se tomam as decisões das políticas públicas a implementar no concelho.”

Numa declaração dirigida aos vereadores da oposição, a presidente deixou palavras de reconhecimento e respeito democrático: “Quero, senhoras e senhores vereadores do PSD e da CDU, saudá-los democraticamente, e agradecer o vosso contributo. Embora as nossas divergências de percurso, estou certa que todos defendemos o melhor para o Montijo.”

Terminou a sua intervenção com uma nota pessoal:

“Saio com o sentimento de dever cumprido.”

Na mesma sessão, Maria Clara Silva abordou também a situação do novo ano letivo 2025/2026, expressando preocupação com os desafios enfrentados pelas escolas, nomeadamente o aumento do número de alunos com necessidades educativas especiais, que já atingiram os 200 alunos e alunas só no Agrupamento de Escolas do Montijo.

Referiu ainda a crescente pressão sobre as assistentes operacionais, às quais o Ministério da Educação exige a administração de medicação a crianças com diabetes, em contexto de falta de profissionais especializados: “As escolas não têm psicólogos, terapeutas, nem enfermeiros a tempo inteiro para apoiar estas crianças nem estas trabalhadoras.”

Apesar dos constrangimentos, sublinhou os apoios da autarquia às famílias e à comunidade educativa, nomeadamente: atribuição de apoios financeiros para material escolar; instalação de ar condicionado nas escolas do 1.º ciclo, concessão de bolsas de estudo para alunos do secundário e ensino superior, entre outros.

Sobre os contentores escolares utilizados como salas de aula, a presidente afirmou que “não sendo o que se pretende como sala de aula, têm todas as condições”.

CDU deixa críticas e balanço negativo do mandato

Durante a reunião, o vereador Joaquim Correia (CDU) apelou à Câmara Municipal para que proceda à limpeza das sargetas e sumidouros antes da chegada do inverno, alertando para o risco de cheias na cidade.

No seu balanço final do mandato, Joaquim Correia afirmou: “Foram quatro anos perdidos para o concelho do Montijo. A CDU foi uma força que criticou e apresentou projetos para a resolução de problemas. Na maioria das vezes não fomos ouvidos e o Montijo perdeu com isso. Vamos sair daqui com a nossa consciência tranquila porque fizemos tudo para que o Montijo melhorasse.”

Com a saída de vários rostos conhecidos da vida política local, a próxima composição do executivo municipal será marcada por renovação. As eleições de 12 de outubro vão definir o rumo do Montijo nos próximos quatro anos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela