Montijo | Bem-estar animal preocupa CDU mas autarquia garante avançar com programa CED
CDU quer implementação do Programa CED
A situação do Centro de Recolha Animal, e a falta de um programa de CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, foram alguns dos assuntos que o vereador Joaquim Correia (CDU), abordou na reunião do executivo que decorre esta quarta-feira.
O vereador comunista lembrou que “tendo já trazido antes a esta reunião a questão do CED, foi dito pela senhora presidente, Maria Clara Silva, que agora tínhamos uma vereadora sensível a estas questões e que iria dar os passos seguintes. Quando vi que ia ser lançado o concurso para dois veterinários, pensei ‘estão mesmo a trabalhar nisto’. Mas não, depois verifiquei que não eram veterinários para o nosso canil, mas para a DGAV.”
Joaquim Correia lamentou também que o Centro de Recolha continue “ainda em parte na Montiagri, e existem lá animais em jaulas que não têm as dimensões correctas para eles, e já lá estão há cerca de dois meses, portanto continuam os maus tratos aos animais. E o canil não está a trabalhar como deve ser porque não há pessoal. Foi feita aqui uma promessa pela senhora presidente, e por isso pergunto mais uma vez: quando é que vamos tratar desta questão? O tempo passa, e as promessas vão andando. O que prometeram aos munícipes já foi há um ano.”
Ainda no campo do bem-estar animal, Joaquim Correia lembrou que não está a ser implementado o Programa CED, “para o qual o problema nem é o dinheiro, porque este provém de fundos. Continuam a alastrar as colónias de gato, e este programa de CED é absolutamente essencial para fazer o controlo destes animais.
Espero que com este alerta a Câmara Municipal comece a entrar no caminho certo, mas embora já tenham dito que estão sensíveis a este assunto, mas não podemos ficar só pela sensibilidade.”
Em resposta a estas questões, a presidente Maria Clara Silva, explicou que a manutenção de serviços do Canil na Montiagri “é temporário, e serve para que as pessoas que tenham de fazer a vacinação contra a raiva aos seus animais, a possam ainda fazer ali, em vez de terem de se deslocar ao canil. Foi isso que os técnicos do canil consideraram ser a melhor solução.”
Relativamente aos animais que lá se encontram, a edil garantiu ir verificar “o que se passa, porque o que ficou combinado é que o espaço sirva apenas para a vacinação”.
Já sobre o Programa CED, Maria Clara Silva deixou a garantia de que “a vereadora Marina Birrento está a tratar do regulamento e em breve o traremos à reunião de Câmara para aprovação”, e ainda de que a autarquia “está já também a tratar da contratação de mais uma veterinária”.
Por sua vez, a vereadora Marina Birrento referiu que está a ser feito “um ajuste do regulamento à realidade do concelho, porque pensamos deslocar esse Programa para as freguesias, tendo em conta que o número de animais abandonados no concelho é elevadíssimo”.
E não deixou de frisar que “como cidadã sou sensível a estas questões, o que me leva a que tenha feito também castrações a título pessoal, e apoie associações e protectores de animais.
Lembro que um acto de captura de animal é extremamente complicado, e temos de ter recursos humanos. No entanto, todos temos um papel social e todos podemos dar o nosso contributo para diminuir a quantidade de animais nas ruas.”
O mesmo assunto foi abordado por uma munícipe, no período aberto à população, que se queixou da falta de apoio dos técnicos do canil. “Não atendem o telefone, eu sei que a PSP ligou para o canil durante alguns dias por causa de um cão que estava abandonado junto a uma superfície comercial. Como é possível haver piquetes e não haver quem dê apoio a estas situações e até para dar assistência aos animais no canil.
Mas também nos dizem que não há espaço, mas porquê? Por inércia, porque não se promovem as adopções, nem cãominhadas, nem trabalho junto de escolas.”
A presidente deixou também a garantia à munícipe de que “os funcionários fazem turnos, embora tenhamos de fazer algumas alterações para garantir as refeições aos animais. Sobre as campanhas, sei que costumam ir às escolas no Dia Internacional do Animal, e até posso adiantar-lhe que a nossa revista municipal este mês é precisamente sobre os animais e a adopção, porque sabemos que temos muitos animais abandonados.”
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito