Montenegro garante: “Portugal não vendeu armamento militar a Israel”
Luís Montenegro assegurou que o Governo português não participou em qualquer operação de venda de armamento militar a Israel, após polémica com a escala de três caças F-35 na Base das Lajes.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assegurou este sábado que Portugal não interveio em qualquer ato que envolvesse a venda de armamento militar a Israel, esclarecendo a polémica em torno da escala de três caças F-35 norte-americanos na Base das Lajes, nos Açores.
Segundo o chefe do Governo, “isso não aconteceu”, adiantando tratar-se apenas de uma escala técnica de aeronaves vendidas pelos Estados Unidos a Israel, e não de um transporte de armamento militar. Montenegro frisou que, segundo a informação disponível, a passagem das aeronaves não implicou qualquer operação de transferência de armas.
A polémica surgiu após se saber que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, não tinha sido previamente informado da escala. O caso gerou críticas de várias forças políticas, nomeadamente do Livre, que acusou o Governo de “tentar tapar o Sol com a peneira”, e do PCP, que classificou a situação como “uma trapalhada”, sublinhando que os F-35 “não servem para apagar incêndios”.
Apesar das críticas, o Executivo reafirma que não houve qualquer envolvimento nacional em operações de caráter militar e que a escala foi devidamente comunicada pelas autoridades norte-americanas, segundo os protocolos internacionais existentes para utilização da base.
O episódio ocorre num momento sensível das relações diplomáticas no Médio Oriente, levando o Governo a reforçar a necessidade de transparência e respeito pelas regras internacionais na utilização de infraestruturas militares portuguesas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







