País

Montenegro dá primeiros passos para reformar o Estado com extinções e novas agências

Governo avança com a reorganização de ministérios, extinguindo entidades como a FCT e criando novas estruturas para modernizar o Estado.

O Governo liderado por Luís Montenegro deu esta quinta-feira o arranque oficial à reforma do Estado, uma das bandeiras assumidas pelo executivo desde o início da legislatura. Em Conselho de Ministros, foi aprovada a primeira série de medidas que visam reestruturar a máquina administrativa e tornar o Estado mais eficiente, começando por uma profunda reorganização no Ministério da Educação.

Entre as alterações mais relevantes está a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que será integrada numa nova entidade. O mesmo acontece com a Agência Nacional da Inovação, que será substituída pela Agência para a Investigação e Inovação, agregando competências e eliminando duplicações.

Além disso, será criada a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, que decorre da transformação da atual Agência para a Modernização Administrativa. Esta nova entidade será coordenada por um diretor especializado em sistemas e tecnologias de informação da Administração Pública, visando simplificar processos e digitalizar serviços.

Segundo o ministro Adjunto da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, trata-se apenas do início da reforma: “O Conselho de Ministros aprovou uma resolução com as linhas orientadoras do Estado”, declarou, sublinhando que esta é a primeira fase de um plano dividido em três etapas, com foco inicial na reforma orgânica dos ministérios.

No caso do Ministério da Educação, o número de entidades será reduzido de 18 para sete, numa tentativa de racionalizar recursos e acelerar decisões. O Governo acredita que a centralização e fusão de estruturas poderá contribuir para uma administração pública mais ágil, moderna e orientada para resultados.

A reforma agora anunciada é vista como estratégica para transformar a relação dos cidadãos com o Estado, e será acompanhada de novas medidas ao longo dos próximos meses.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela