Moita | Touro usado na largada das festas da Moita abatido devido a pata partida
A largada teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 11, com os ferimentos do animal numa pata terem obrigado ao seu abate, de acordo com a DGAV.
Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, durante esta semana, dá conta de uma largada de touros, durante as Festas da Moita, e do ferimento do animal durante a largada, numa pata.
De acordo com informação confirmada pela Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária (DGAV) da Região de Lisboa e Vale do Tejo, ao nosso jornal, o “animal foi encaminhado para o matadouro de Mafra“, não tendo adiantado mais informações.
As largadas estão incluídas nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo a largada em questão tido lugar no passado dia 11 de setembro, de acordo com a DGAV, e “autorizado por esta Direção Geral“. Segundo a mesma entidade, o evento foi autorizado por se enquadrar “como um evento ocasional, uma vez que é desenvolvido sem recurso a instalações fixas e com duração inferior a 7 dias corridos“. Neste âmbito, adianta a DGAV, “careceu de Autorização Sanitária e do devido Registo na Base de Dados do Sistema Nacional de Informação Animal (SNIRA), requeridos junto do Serviço Veterinário da área de localização do evento“.
Este tipo de eventos tem estado muito envolto em polémicas, não só devido às ameaças à segurança do público, como, também, ao sofrimento infligido ao animal, algo que já chegou a motivar a apresentação de projetos de resolução, na Assembleia da República, com vista à sua suspensão, mas sem sucesso.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito