Missão do CCISP no Brasil destaca Portugal como destino académico de excelência
CCISP concluiu com balanço “amplamente positivo” durante a sua missão de duas semanas ao Brasil, onde representantes de 11 instituições percorreram seis cidades para promover o ensino superior português, reforçar parcerias e atrair estudantes internacionais.

O Brasil, e um país estratégico para o ensino superior português, onde os politécnicos portugueses têm desenvolvido algumas das suas maiores ações de promoção externa, deste modo, estando mais uma vez na rota de uma missão do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que, com o selo “Portugal Polytechnic Universities”, levou nas últimas duas semanas uma delegação composta por representantes de 11 instituições (Politécnicos de Castelo Branco, Cávado e do Ave, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) numa viagem por seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió.
Do conjunto das várias jornadas de networking, ações de captação de estudantes, visitas a eventos setoriais, reuniões bilaterais com decisores locais e iniciativas Business-to-Business com parceiros locais resultou um balanço “amplamente positivo”.
Segundo o CCISP, tanto mais que a participação das várias entidades nos seis Salões do Estudante decorreu desta vez de uma forma integrada num único stand, sob a égide da Agência ERASMUS+, tutelado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
“Os esforços nacionais junto do maior país lusófono, no domínio educativo, encontram reflexos na representatividade de estudantes brasileiros no nosso País” sublinha o CCISP.
Estimando que estará inscrito na rede politécnica nacional cerca de 25% do contingente estudantil do país-irmão que aderiu ao ensino superior português (perto de 20 mil), distribuído um pouco por toda a rede, através do Estatuto de Estudante Internacional.
O Brasil continua a ser um mercado de elevado potencial de atração de novos estudantes e de investimentos significativos, razão pela qual Portugal, com a colaboração do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, tem desenvolvido iniciativas diversificadas, fazendo espelhar um País de inovação, tecnologia e ciência, aberto a todos.
Depois de se ter iniciado com uma visita de trabalho ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sequenciado, na primeira jornada de trabalho, com uma receção protocolar no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o roteiro prosseguiu, numa segunda etapa, com uma visita à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que serviu para levar a efeito algumas sessões técnicas e reuniões bilaterais com vários parceiros – designadamente com responsáveis da Rede de Assessorias Internacionais das Universidades do Rio de Janeiro -, sem esquecer uma apresentação das instituições que fazem parte do CCISP aos estudantes da UERJ, através de uma minifeira.
Oportunidades que serviram para reiterar e reforçar a aposta na internacionalização do ensino superior português.
No contexto da missão, a cidade de Salvador acolheu, no Instituto Federal da Bahia, o II Seminário Luso-Brasileiro de Educação, sob organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) do Brasil e o CCISP.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







