Distrito de Coimbra

Ministro da Agricultura e presidente da Câmara de Montemor-o-Velho entronizados na Confraria Nacional do Leite

Foi no XII Capítulo que a Confraria Nacional do Leite entronizou José Manuel Fernandes e Emílio Torrão como confrades do leite.

Montemor-o-Velho celebrou no dia 1 de junho o XII Capítulo da Confraria Nacional do Leite, destacando-se a entronização de figuras ilustres como o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Durante o seu discurso, o ministro da Agricultura sublinhou a importância da agricultura na coesão nacional, afirmando: “Podem contar connosco que eu também conto com as vossas sugestões, empenho e a com a vossa voz”. Emílio Torrão, por sua vez, realçou a qualidade do leite nacional e a necessidade de defender os preços de produção, destacando: “Temos que defender os preços na produção, a qualidade de excelência do leite nacional, os nossos produtores e continuar a fazer um esforço na valorização daquilo que é nosso”.

No evento, foram entronizados 21 confrades irmãos e 4 confrades de Honra, incluindo Emídio Gomes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Idalino Leão, presidente da CONFAGRI, foi distinguido como confrade de Mérito.

Sob o lema “Através da vida, pela saúde”, o dia festivo incluiu um cortejo até à Igreja de Santa Maria da Alcáçova, onde foi celebrada uma missa, seguida de um almoço de confraternização. À tarde, a Confraria comemorou o Dia Internacional do Leite e participou nas atividades do Dia Mundial da Criança, distribuindo leite no Parque Ribeirinho às crianças e as suas famílias.

Esta celebração sublinha a importância da Confraria Nacional do Leite na promoção e valorização do leite português e dos seus produtores, reforçando o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade do setor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito