Mundo
Em Destaque

Ministro da Agricultura defende preservação de fundos europeus

José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, sublinhou hoje em Bruxelas a importância de manter fundos da PAC para crises agrícolas.

Na mais recente reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas, o ministro português José Manuel Fernandes participou ativamente nas discussões sobre a situação atual do setor agrícola. O governante português enfatizou a necessidade de preservar os fundos não utilizados da Política Agrícola Comum (PAC), sugerindo que estes devam financiar reservas para crises e imprevistos no setor.

“Defendi que os fundos que não são utilizados na Política Agrícola Comum não podem ser perdidos. Têm de continuar na PAC e financiar, por exemplo, uma reserva para crises e imprevistos,” afirmou o ministro, destacando a importância de um suporte contínuo aos agricultores.

Outra proposta apresentada por José Manuel Fernandes foi a criação de uma garantia europeia que permitisse aos agricultores obter seguros acessíveis, assegurando a proteção dos seus rendimentos.

Durante a reunião, foi também debatido o impacto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia na agricultura europeia, bem como a necessidade de simplificação e regulamentação que favoreça a inovação no setor agroalimentar.

Estas iniciativas sublinham o compromisso do governo português em assegurar a resiliência e sustentabilidade do setor agrícola, numa altura de grandes desafios e incertezas globais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito