Ministro anuncia descongelamento das propinas e estudantes reagem com indignação
Associação Académica de Coimbra (AAC) expressa preocupação com as declarações do Ministro da Educação sobre o possível descongelamento das propinas.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) reagiu esta sexta-feira com veemente repúdio às declarações do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, sobre o descongelamento das propinas no ensino superior. Para a AAC, esta proposta representa um retrocesso alarmante que poderá comprometer o acesso ao ensino superior no país.
Num momento marcado por um aumento expressivo do custo de vida e pelas dificuldades financeiras dos estudantes, a AAC alerta que a medida pode agravar a exclusão e o abandono escolar. O eventual aumento das propinas, aliado a uma resposta insuficiente em termos de ação social, trará um impacto devastador às condições de vida dos estudantes universitários.
“O Ensino Superior não pode ser tratado como privilégio,” afirmou a AAC, destacando que a educação superior deve ser um direito acessível a todos, funcionando como motor de desenvolvimento social.
A associação reforçou o apelo ao Governo para investir em soluções eficazes, como o Fundo de Ação Social António Luís Gomes, que complementa os apoios já existentes. Esta e outras iniciativas visam promover um sistema educativo mais inclusivo e sustentável, defendendo um plano gradual e sustentável de redução das propinas.
Por fim, a AAC manifestou disponibilidade para colaborar com as autoridades na formulação de estratégias que promovam um ensino superior democrático, universal e acessível, apelando ao Ministro para reconsiderar a proposta de descongelamento das propinas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito