Atualidade
Em Destaque

Ministério corrige mapa de encerramentos das urgências em Setúbal

Nova atualização elimina confusões sobre disponibilidade das urgências no Hospital de São Bernardo.

O Ministério da Saúde atualizou o mapa das escalas de urgências para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, corrigindo informações que anteriormente indicavam o encerramento das urgências até quinta-feira. A nova versão garante a abertura das urgências geral e pediátrica até quinta-feira, mantendo apenas constrangimentos pontuais na obstetrícia/ginecologia.

Na versão inicial, publicada no portal do SNS, o serviço de urgência geral aparecia como “fechado” de sexta-feira até o dia 20, o mesmo ocorrendo com as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria durante grande parte desse período. Esta informação causou preocupação entre os utentes, especialmente devido às limitações na disponibilidade dos serviços de obstetrícia, que funcionariam apenas das 9h00 às 20h00 de sábado, e da pediatria, que operaria das 9h00 às 20h00 de segunda-feira.

A nova atualização esclarece que as urgências geral e pediátrica estarão abertas continuamente até quinta-feira, exceto por alguns períodos específicos na obstetrícia/ginecologia. Este serviço estará fechado esta sexta-feira e nos dias de terça, quarta e quinta-feira. No entanto, o serviço de obstetrícia estará aberto no sábado entre as 9h00 e as 24h00, no domingo entre as 9h00 e as 21h00, e na segunda-feira no mesmo horário.

O Ministério da Saúde anunciou que as informações sobre os encerramentos de urgências, removidas temporariamente do portal, voltaram a estar disponíveis esta sexta-feira, após o anúncio no parlamento pela ministra Ana Paula Martins. Segundo o ministério, a retirada temporária foi para reavaliação das informações e para garantir maior precisão.

Para melhorar a comunicação com os utentes, será lançada em breve uma nova página interativa que mostrará em tempo real a disponibilidade dos serviços de urgência, atualizada diretamente pelos hospitais. Esta página visa facilitar o acesso dos utentes às informações necessárias para uma melhor orientação em casos de emergência.

“A articulação entre o Ministério da Saúde e a Comissão de Acompanhamento é constante, buscando soluções para minimizar os constrangimentos,” afirmou o gabinete de Ana Paula Martins. A ministra reforçou a importância de os utentes utilizarem a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e encaminhamento adequado.

Esta atualização evitará confusões futuras e assegurar que a população de Setúbal tenha acesso claro e atualizado sobre a disponibilidade dos serviços de urgência no Hospital de São Bernardo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito