Seixal

Mês das Pessoas Idosas festejado no Seixal

A efeméride, celebrada em outubro, volta a contar com um conjunto de iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e o convívio intergeracional.

Várias novas ações do Programa Teclar vão possibilitar a aquisição de competências informáticas que evitam a infoexclusão. O passeio «Vamos Descobrir o Nosso Concelho» é uma delas. 

Acontece dia 20 de outubro e levará os participantes numa visita a alguns dos locais mais icónicos do Seixal.

O espetáculo «A Estalagem», do Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar, andará em itinerância pelas associações de reformados, pensionistas e idosos, com a participação de tuna da Unisseixal — Universidade Sénior do Seixal. 

As comemorações do Mês das Pessoas Idosas, desenvolvidas pela autarquia, conjuntamente com os seus parceiros da Rede Social, culminam no dia 30, com o baile de gala que terá por palco a Sociedade Filarmónica Operária Amorense e que integra a realização de um concurso e de um workshop de danças de salão.

O Programa TECLAR é uma atividade de informática para seniores, visando desconstruir preconceitos relativamente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Pretende-se que durante as sessões os participantes fiquem familiarizados com equipamentos e programas, adaptando-os às suas necessidades. Este projeto pretende dotar as pessoas idosas de competências informáticas e de combater a infoexclusão das mesmas.

É desenvolvido em parceria pela RATO — Associação Juvenil para Divulgação Cultural e Científica, a Câmara Municipal do Seixal e as associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho do Seixal. 

O Programa TECLAR tem lugar na Oficina da Juventude de Miratejo, onde funciona a sede da RATO, e para participar basta preencher um formulário, residir no município, ter mais de 60 anos e não possuir conhecimentos em informática.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *