Seixal

Mercadona apoiará Centro Social Paroquial de Corroios

Retalhista espanhola abre loja em Corroios no dia 19 de setembro e escolheu esta associação para ajudar de forma permanente e diária com excedentes alimentares.

A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social Paroquial de Corroios, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que concentra a intervenção na vila de Corroios.

As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, para continuar a garantir as refeições diárias que o Centro Social Paroquial assegura a quem, diariamente, se dirige à instituição. Esta ação está enquadrada no Plano de Responsabilidade Social da Mercadona, onde a empresa “partilha parte daquilo que recebe da população”. Henrique Daniel, diretor de serviços do Centro Paroquial, revelou que, agora, a associação religiosa garante o apoio alimentar regular e semanal a 236 famílias. “Ficámos muito contentes, (já que) a Mercadona andou a estudar qual deveria ser a associação escolhida para receber os excedentes e acabámos por ter todas as condições para cumprir esta missão. Com estes excedentes diários, com certeza que conseguiremos ajudar mais famílias e o nosso serviço será mais variado e com mais qualidade”, explicou.

O Centro Paroquial de Corroios é ajudado pelo Banco Alimentar contra a Fome, pela Refood Corroios e por alguns estabelecimentos do comércio local. No entanto, Henrique explica que estes apoios têm “diminuído desde a pandemia”, seja pelo confinamento e agora pela inflação.

O protocolo de cooperação vai assim garantir um apoio extra e um suporte para a manutenção do apoio alimentar da associação religiosa. O padre Miguel Alves, presidente da direção do Centro Social Paroquial de Corroios, refere que o objetivo primordial do Centro Paroquial é a inclusão social. “A proximidade com uma empresa de referência no setor do comércio alimentar, como é a Mercadona, permitirá melhorar a qualidade do serviço que prestamos, quer às crianças que frequentam as nossas creches, quer às famílias que apoiamos através do nosso serviço de apoio social”, disse à New in Seixal.

Entidades já celebraram o acordo. Já Ana Carreto, diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores, acrescenta que a Mercadona “continua comprometida” em partilhar com a sociedade parte do que dela recebe. “Com esse intuito, celebramos um acordo de colaboração com o Centro Social Paroquial de Corroios, uma instituição com um papel fundamental na comunidade local, através do qual iremos doar diariamente, desde a nossa loja de Corroios, produtos de primeira necessidade, para que o Centro Social Paroquial de Corroios possa prestar um apoio mais diversificado junto das pessoas que mais precisam” afirma.

A Mercadona, no primeiro semestre de 2023, já doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras. Os beneficiários foram mais de 40 cantinas sociais, oito bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal. No distrito de Setúbal foram doadas 35 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social. A Mercadona vai abrir dia 19 de setembro, pelas 9 horas, na Rua Bento Gonçalves, n.º 1 e espera-se uma grande afluência de pessoas, prontas para testar os produtos que todas as pessoas falam. Por falar neles, confira esta galeria e conheça o que pode encontrar neste novo supermercado de Corroios.

O Centro Paroquial promove o desenvolvimento e tenta encontrar respostas sociais emergentes para a comunidade, através dos serviços de Creche, Atendimento Social e Apoio Alimentar.

Mercadona é um supermercado conhecido pelos produtos que estão mais na moda, seja os detergentes para a roupa até aos gelados mais saborosos do mercado. No entanto, existe uma vertente da Mercadona que é sempre certa, cada vez que abre uma nova loja é escolhida uma associação local para ser ajudada pela empresa espanhola.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito