Moita
Em Destaque

Memórias de um líder: exposição “O Insubmisso” celebra 100 anos de Mário Soares na Moita

A exposição “O Insubmisso” homenageia o legado de Mário Soares na Moita, destacando a sua vida política e pessoal.

A exposição “O Insubmisso”, que celebra o centenário de Mário Soares, está aberta ao público na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, até 18 de janeiro de 2025. A inauguração contou com a presença dos filhos do ex-Presidente da República, Isabel Soares e João Soares, além do autor da mostra, o fotojornalista Marques Valentim.

No dia 11 de dezembro, o evento de abertura reuniu memórias e homenagens a Mário Soares, um dos maiores símbolos da democracia portuguesa. Carlos Albino, Presidente da Câmara Municipal da Moita, destacou a contribuição de Soares para o país, com ênfase na criação do Serviço Nacional de Saúde, entre outros feitos marcantes.

Após a cerimónia, Isabel e João Soares apresentaram o livro “Portugal Amordaçado”, escrito pelo pai, partilhando histórias pessoais e profissionais. Recordaram não apenas o político incansável, mas também o pai dedicado e presente, que deixou um legado inigualável.

A mostra reúne fotografias icónicas de Marques Valentim, captadas ao longo dos anos, sendo parte das comemorações oficiais do centenário do nascimento de Mário Soares. Para os visitantes, a exposição é uma viagem pela vida e obra de um dos pilares da política e da sociedade portuguesa.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito