Portugal enfrentou um dia marcado pelo mau tempo, com 182 ocorrências registadas entre as 12h00 e as 23h00 desta terça-feira. A Proteção Civil reporta que a maioria dos incidentes foram causados pelo vento forte, que atingiu especialmente a região Norte.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), das 182 ocorrências, 82 referem-se a quedas de árvores e 37 a estruturas derrubadas pelo vento. Além disso, foram registados 36 incidentes de limpeza de vias, 17 inundações e 10 movimentos de massa, afetando particularmente a Área Metropolitana do Porto, a sub-região do Cávado e o Alto Minho.
Foram mobilizados 612 operacionais e 223 meios terrestres para enfrentar estas situações. Até ao momento, não há registo de vítimas ou de danos materiais significativos.
A ANEPC já emitiu recomendações à população, destacando que se mantêm em vigor vários alertas meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A tempestade Kirk continua a deslocar-se para o noroeste da Península Ibérica e deverá agravar ainda mais as condições meteorológicas nas próximas horas.
A Proteção Civil aconselha especial precaução nas zonas historicamente mais vulneráveis e nas áreas afetadas por incêndios rurais, onde a erosão do solo e a remoção de vegetação aumentam o risco de inundações e deslizamentos de terra.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Um País que fica em estado de sítio cada vez que chove.