País

Mau tempo provoca 83 ocorrências em Portugal continental até às 7h

A Protecção Civil registou, entre as 18h00 de terça-feira e as 7h00 de hoje, 83 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores.

“Trinta e quatro foram quedas de árvores, 22 inundações, 14 limpezas de via, 10 quedas de estruturas e três de movimento de massas”, adiantou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil José Costa, acrescentando que não se registou nenhuma ocorrência grave. Os distritos de Braga, Porto e Aveiro foram os mais afectados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga sob aviso amarelo até às 21h00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento.

Sob aviso amarelo por causa do vento vão estar os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 12h00 de quarta-feira, e depois entre as 6h00 e as 15h00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 3h00 de quinta-feira e as 3h00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

De resto, estão previstos cinco dias seguidos de chuva, com o presidente do IPMA, Miguel Miranda, a falar em “fantásticas notícias”, mas ainda assim alertando que ainda não é suficiente para repor os danos provocados pela seca. “Vamos ter cinco dias seguidos de precipitação, ela vai ser bastante importante na bacia do Tejo, se bem que do lado espanhol, e na bacia do Minho”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito