DestaquePaís
Em Destaque

Mau tempo deixa rasto de destruição: Quedas de árvores e estragos em vários distritos

O vento forte causou 40 ocorrências entre a madrugada e as 07:00, afetando sobretudo Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro, mas sem registo de vítimas.

A noite foi marcada por fortes rajadas de vento que provocaram quedas de árvores e estragos em estruturas, deixando um rasto de destruição em várias regiões do país. Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre as 00:00 e as 07:00 desta quinta-feira, foram registadas 40 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas.

De acordo com Elísio Pereira, da ANEPC, os distritos mais afetados foram Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro, sendo que no Algarve ocorreram 12 ocorrências, enquanto Lisboa registou oito e tanto Setúbal como Santarém seis cada um. As restantes situações foram distribuídas por outros distritos do continente.

A circulação ferroviária na Linha do Sul, em Grândola, foi retomada após ter estado suspensa desde quarta-feira devido à queda de uma árvore sobre a linha. Entretanto, o mau tempo continua a afetar Portugal continental, com chuva intensa, ventos fortes e ondas de grande dimensão devido à passagem da depressão Ivo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho os distritos de Leiria, Lisboa e Faro até às 09:00 de hoje, devido à forte agitação marítima. Outras regiões, como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal e Beja, estão sob aviso laranja até às 15:00 pelo mesmo motivo. O vento forte, com rajadas de até 90 km/h, também levou o IPMA a emitir um aviso amarelo para diversos distritos.

Devido à forte ondulação, várias barras marítimas estão encerradas, incluindo Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Cascais e Portimão. Em Viana do Castelo e Leixões, a navegação está restringida a embarcações com mais de 30 e 24 metros, respetivamente.

O IPMA alerta que as próximas horas ainda serão de grande instabilidade meteorológica, recomendando prudência na circulação rodoviária e na própria população, em especial nas zonas mais afetadas. As autoridades continuam a monitorizar a situação e apelam à população para seguir as recomendações oficiais.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito