
Entre as 20h de segunda-feira e as 23h de quarta-feira, a Proteção Civil registou 713 ocorrências provocadas pelo mau tempo, destacando-se 367 inundações, 150 limpezas de vias e 88 quedas de árvores. A região mais afetada foi Lisboa e Vale do Tejo, com 244 ocorrências, seguida pelo Centro (174) e Norte, sobretudo a Área Metropolitana do Porto (169).
Foram realizadas quatro operações de salvamento, incluindo resgates terrestres e aquáticos. No Barreiro, distrito de Setúbal, uma mulher ficou gravemente ferida após a queda de uma árvore. Já em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, duas pessoas foram retiradas de um carro submerso e uma mulher foi evacuada de casa devido a inundações, sofrendo sintomas de hipotermia. Esta última situação resultou em dois desalojados.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) também destacou a ocorrência de fenómenos extremos de vento, com impacto mais significativo em Alcácer do Sal, onde quedas de árvores e cabos elétricos provocaram falhas de energia em Montevil e Torrinha. Em Avis e Crato, no distrito de Portalegre, o vento forte causou danos na agricultura, mas não há registo de feridos ou danos em infraestruturas.
Com o desagravamento do estado de alerta especial, válido para todos os distritos de Portugal continental, a ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevêem um novo agravamento das condições meteorológicas a partir de sexta-feira.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito