Marinha Resgata 38 Pessoas em Outubro: Operações de salvamento batem recordes no mar português
A Marinha Portuguesa coordenou o salvamento de 38 pessoas em outubro, num esforço conjunto com várias entidades.
A Marinha Portuguesa coordenou o salvamento de 38 pessoas ao longo de outubro, em resultado de 37 operações de busca e salvamento realizadas pelos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo. Com um total de 378 operações de resgate realizadas até agora em 2024, a Marinha já conseguiu salvar 325 vidas.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa liderou as intervenções, registando 24 incidentes e resgatando 34 pessoas. O MRCC de Ponta Delgada efetuou 11 operações, que resultaram no salvamento de duas pessoas, enquanto o Subcentro de Funchal coordenou duas operações, também com duas pessoas resgatadas.
O êxito destas operações resulta do esforço conjunto de várias entidades, incluindo a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea Portuguesa (FAP), o INEM, CODU-MAR, e os Serviços de Proteção Civil e Bombeiros. O apoio dos navios mercantes e das embarcações de pesca também é fundamental, pois estas embarcações desviam-se frequentemente das suas rotas para oferecer auxílio.
Estes Centros de Coordenação têm sido amplamente reconhecidos nacional e internacionalmente pela eficácia das suas operações, recebendo diversos prémios que enaltecem a sua contribuição para a segurança no mar.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito